Questões de História Geral e do Brasil
Para conhecer a respeito do mundo romano, os historiadores dispõem de diversas fontes de informação, como documentos escritos, objetos, pinturas, esculturas, edifícios, moedas, as obras latinas, as pinturas nos vasos de cerâmica, entre outros. A respeito de Roma Antiga, analise se as assertivas a seguir:
I. Os romanos contavam lendas a respeito da origem de sua cidade, através das quais Roma ligavase ao deus da guerra, Marte, e à deusa da fertilidade, Vênus. Para os romanos era importante considerar que seu destino estava ligado aos deuses, pois essas nobres origens legitimavam seu poder sobre outros povos e servia de propaganda para suas qualidades.
II. Uma das hipóteses da fundação histórica de Roma explica que a cidade teria sido fundada na região do Latium por chefes etruscos que teriam unido, numa única comunidade, diferentes povoados, latinos e sabinos.
III. O Império romano foi resultado de uma revolta de patrícios (nobres romanos) contra seus dominadores etruscos. O rei foi deposto, e o líder da revolta contra os Tarquínios se tornou o primeiro magistrado de Roma.
IV. Nos primeiros tempos da República Romana, os patrícios e os clientes detinham todos os direitos
políticos e somente eles podiam ter os cargos como os de cônsul e senador. Eles constituíam a
aristocracia de sangue, com antepassados comuns.
Quais estão INCORRETAS?
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na Grécia, a cidade de Atenas teve uma vida urbana e aberta à atividade comercial, a qual foi a base de sua economia, pois os atenienses praticaram intenso comércio com diversos povos. Essa cidade ficou conhecida como um centro artístico, estudantil e filosófico desde a Antiguidade, além de ser amplamente considerada como o berço da civilização ocidental e da democracia.
II. As atividades escolares relacionadas ao ensino de História deve contribuir para o desenvolvimento dos educandos e para a sua compreensão da realidade. Assim, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes.
Marque a alternativa CORRETA:
“A brava gente portuguesa, a mais temida entre todas as nações, era nesta colônia vilipendiada pelo índio, sofria e sujeitava-se ‘ao mais vil e triste gentio do mundo’”. (IN: Souza, Laura de Melo e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 65)
Na citação acima a historiadora deixa evidente alguns conceitos europeus sobre os povos nativos do continente americano.
Sobre este assunto considere as afirmativas abaixo:
I. Essa visão ajudava a justificar a tentativa de escravizar os povos nativos;
II. Durante algum tempo, a colonização portuguesa foi encarada como necessária no sentido de levar os “gentios” ao conhecimento do cristianismo;
III. Os costumes dos nativos, antagônicos as práticas culturais da Europa por ocasião da colonização, eram associadas ao “demônio”;
Em relação as afirmações acima, com base nos estudos historiográficos do período colonial no Brasil, é correto afirmar:
Em 13 de dezembro de 1968 foi instituído o Ato Institucional n.º 5 (Ato I-5) pelo presidente Arthur da Costa e Silva, que representou o endurecimento do regime militar. O AI-5 não determinava:
Sobre as instituições administrativas no período colonial brasileiro, analise as seguintes assertivas:
I. Não havia especificidade clara na execução das tarefas dos órgãos administrativos, como na atualidade, e, as atividades executivas e judiciarias, por exemplo, não estavam delimitadas a um órgão específico.
II. As questões e os conflitos que surgiam poderiam ser julgados pelas autoridades administrativas, ou seja, as ações de julgar e administrar poderiam ser executados pelas mesmas pessoas.
III. Entre a cúpula administrativa, destacavam-se os governadores das capitanias e, acima deles, ficava o Governador Geral. Portanto, os demais órgãos administrativos eram agrupados em três setores: o militar, o da justiça e o da fazenda.
IV. As milícias eram tropas oficiais recrutadas entres os habitantes da Colônia para serviço não obrigatório, sendo os filhos das famílias mais ricas os melhor remunerados.
Quais estão corretas?