Questões de Meio Ambiente e Sustentabilidade
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) vem desenvolvendo Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas, com apoio de consultorias especializadas, contratadas para a realização de diversos serviços de apoio e, principalmente, levantamentos de dados de campo. Nesse sentido, critérios básicos e parâmetros para a elaboração dos estudos devem ser definidos com a finalidade de garantir a padronização e qualidade dos resultados obtidos.
Tendo em vista os critérios energéticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O sistema de referência deve ser caracterizado como o sistema eletroenergético ao qual os aproveitamentos inventariados poderão vir a ser interligados.
( ) O período crítico para o Sistema Interligado Nacional a ser adotado nos estudos é variável e relacionado ao potencial hidrelétrico a ser explorado.
( ) Os estudos devem, obrigatoriamente, considerar na avaliação e comparação das diversas alternativas de divisão de queda, os usos múltiplos da água e sua interação com a proposta de aproveitamento energético.
As afirmativas são, respectivamente,
A Resolução Conama nº 05/89, que institui o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (PRONAR), estabelece dois tipos de padrões de qualidade do ar: os primários e os secundários. Os padrões secundários de qualidade do ar são aqueles que:
Julgue o próximo item, relativo a nanotecnologia ambiental e sustentabilidade.
O mercado de materiais de barreira biopoliméricos tem sido viabilizado pelo crescimento das tecnologias em nanoestruturas de reforço.
Referente ao processo de herborização, conforme Freitas e colaboradores (2021), este consiste em uma série de procedimentos técnicos e metodológicos, que precedem a incorporação do material vegetal na coleção, sendo que, especificamente para herbários, essa preparação corresponde principalmente ao processo de confecção de exsicatas. Porém, considerando grupos ou partes de plantas específicas, quando não é possível a preparação de exsicatas, esses materiais constituem coleções associadas às exsicatas e são igualmente tombadas no acervo.
Fonte: FREITAS, J. G. et al. (Orgs). Coleta de Material Botânico. Guia Prático. Campina Grande, PB: INSA - Instituto Nacional do Seminárido, 2021 (com adaptações).
Sobre esses exemplares e os procedimentos de preparação, marque a alternativa que apresenta a sequência correta, a partir da análise das afirmações, considerando V se for verdadeira e F se for falsa:
I. Exemplares de briófitas e líquens, geralmente são armazenados em envelopes ou caixas, pois normalmente são secos ao ar livre para manutenção da forma tridimensional.
II. Algumas algas, angiospermas de tamanhos muito pequenos (ex. Lemna sp.), estruturas mais frágeis e delicadas como flores, podem ser conservadas em meio líquido.
III. Amostras cujas dimensões não sejam ajustáveis às exsicatas (frutos muito grandes, tubérculos ou rizomas), podem ser conservadas em sacos plásticos.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realiza levantamentos geológicos e hidrogeológicos para mapear e caracterizar as bacias hidrográficas brasileiras. Um dos importantes estudos realizados é o mapeamento do Sistema Aquífero Guarani.
Com relação às características geológicas e hidrogeológicas desse aquífero, assinale a afirmativa correta.