Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200002076

Releia o seguinte período do texto e analise as afirmações a seu re...

📅 2024🏢 HL🎯 Prefeitura de Ituiutaba - MG📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Ortografia#Flexão de Voz Verbal

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca HL no concurso para Prefeitura de Ituiutaba - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Flexão de Tempo Verbal, Ortografia, Flexão de Voz Verbal.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200002076
Ano: 2024Banca: HLOrganização: Prefeitura de Ituiutaba - MGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia Verbal | Flexão de Tempo Verbal | Ortografia | Flexão de Voz Verbal
Texto associado
Leia o texto a seguir para responder à questão.

TEXTO 01:

Manicômios foram instrumentos de repressão e mercantilização durante a ditadura militar brasileira

Por que, décadas depois, a lógica manicomial ainda é usada como aparato de punição?

Por Lucio Costa

    Durante a ditadura militar brasileira, que se estendeu de 1964 a 1985, o Estado não hesitou em utilizar instituições psiquiátricas como ferramentas de opressão, tortura e até mesmo de ocultação dos rastros de seus opositores. Os presos políticos, nesse período, enfrentaram uma série de horrores dentro dessas instituições.

    Submetidos a violências desumanas, como a eletroconvulsoterapia e o uso de medicamentos à base de escopolamina, também conhecidos como "soro da verdade", eles eram forçados a suportar uma série de torturas dentro desses espaços. Essas práticas, disfarçadas de tratamento terapêutico eram, na verdade, formas de punição.

    Investigações realizadas pela Comissão Estadual da Verdade, no Rio de Janeiro, revelaram que o Hospital Central do Exército foi cenário de inúmeras atrocidades contra aqueles que se opunham ao regime militar. Além das sessões de tortura, o hospital era usado para encobrir as verdadeiras circunstâncias das mortes dos presos políticos, muitas vezes fabricando laudos falsos. 

    O horror não se limitava apenas aos hospitais militares. Em alguns casos, os próprios torturadores estavam inseridos no corpo clínico, como no caso do coronel-médico do exército Carlos Victor Mondaine Maia, conhecido como "Dr. José", responsável por liderar equipes de tortura.

    Denúncias também apontaram para a ocultação de documentos, superlotação, condições insalubres e indivíduos submetidos a castigos físicos e químicos. Muitos eram internados cronicamente, passando o resto de suas vidas em manicômios.

    No Complexo do Juquery, em Franco da Rocha (SP), por exemplo, um levantamento interno revelou mais de 12 mil óbitos entre 1965 e 1989, muitos com paradeiro desconhecido. Incêndios que atingiram parte dos arquivos do hospital tornaram a investigação ainda mais complexa.
     Alguns corpos foram enterrados no próprio Juquery, enquanto outros foram encontrados em valas clandestinas, como a de Perus, no Cemitério Dom Bosco, destinada a populações tidas como indigentes. Em investigações recentes, ossadas de desaparecidos políticos foram descobertas.


(Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/04/06/manicomiosforam-instrumentos-de-repressao-e-mercantilizacao-durante-aditadura-militar-brasileira)
Releia o seguinte período do texto e analise as afirmações a seu respeito.


“Por que, décadas depois, a lógica manicomial ainda é usada como aparato de punição?”


I – A pergunta, apresentada no subtítulo do texto, além de denunciar o viés argumentativo do autor, funciona como elemento incentivador da leitura, já que desperta expectativa no leitor a respeito do assunto tratado.

II – Segundo a ortografia oficial, a palavra “que”, presente na expressão “por que”, deveria receber acento circunflexo, já que é forma tônica e antecede um sinal de pontuação.

III – A palavra “ainda” possui, no período, valor temporal, indicando continuidade de evento que se inicia em tempo passado.

IV – A pergunta feita encontra-se estruturada na voz passiva analítica e tem como núcleo do sujeito paciente a palavra “lógica”.


Assinale a alternativa que apresenta a correta análise das afirmações feitas acima. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200190286Língua Portuguesa

Releia o seguinte trecho do texto: “[...] o Hospital Central do Exército foi cenário de inúmeras atrocidades contra aqueles que se opunham ao regime m...

#Semântica Contextual
Questão 457941200396890Língua Portuguesa

Dentre as propostas de atividades, com abordagem das diferentes gramáticas, para se trabalhar um tipo de recurso como a preposição, por exemplo, enqua...

#Sintaxe
Questão 457941200540230Língua Portuguesa

Qual elemento de coesão é utilizado na expressão "Desde a Antiguidade" para estabelecer uma relação temporal?

#Conjunções#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual#Morfologia
Questão 457941200756099Língua Portuguesa

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” apresenta valor morfológico diferente daquela destacada no período “Mas no meio da matéria havia um peq...

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941201153033Língua Portuguesa

Ziraldo: conheça a história e sua importância Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido apenas como Ziraldo, é um escritor, cartunista, jornalista, chargist...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202026847Língua Portuguesa

Linha de frente (Criolo)O nó da tua orelha ainda dói em mimE Cebolinha mandou avisarQue Quando a "fleguesa" chegarMuitos pãezinhos há de degustarMagal...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia VerbalQuestões do HL