///
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Pombal - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Odontologia Clínica, especificamente sobre Próteses Dentárias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Uma das etapas mais importantes na confecção de uma prótese dentária é o registro com precisão da relação entre a maxila e a mandíbula. Para que esta informação seja transferida aos modelos, faz-se necessário que eles sejam fixados em articulador semiajustável (Pegoraro et al., 2014).
Fonte: PEGORARO et al, L. F. Fundamentos de Prótese Fixa – Série ABENO.. São Paulo, Artes Médicas, 2014, 160 p.
De acordo com a afirmação acima, analise as assertivas a seguir.
I- Os articuladores tipo charneira reproduzem os movimentos da mandíbula por apresentarem dispositivos que simulam as articulações temporomandibulares e por terem dimensões próximas à média dos crânios da população.
II- O emprego do arco facial se baseia na relação que o plano oclusal (formado pelas pontas de cúspides e incisais dos dentes) tem com o plano horizontal craniano do paciente (plano de Frankfurt), que é determinado pela união das bordas superiores dos meatos acústicos externos com a borda inferior das órbitas.
III- A função do relator Nasion é determinar um terceiro ponto, necessário para formar um plano que possibilite a montagem do modelo inferior no articulador na mesma posição espacial que a maxila ocupa em relação ao crânio.
IV- Para a fixação do modelo inferior no ASA, os guias condilares devem ser travados por meio da movimentação dos guias laterais para a posição zero e o pino incisal deve ser regulado aproximadamente 2 a 3 mm acima da posição zero, para compensar a espessura do material de registro.
É CORRETO o que se afirma em: