///
Sobre os movimentos migratórios no estado do Rio Grande do Sul, analise as afirmativas abaixo identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) No início do século XX, mais de um décimo da população do Rio Grande do Sul era composta por estrangeiros, fato resultante do intenso fluxo migratório para o estado no final do século XIX.
( ) A emigração de gaúchos para outros estados foi mais intensa nas décadas de 1950 e 1960, estagnando nas décadas seguintes. Os destinos preferenciais eram Santa Catarina e Paraná e, mais tarde, estados da região CentroOeste.
( ) As migrações inter-regionais no próprio estado do Rio Grande do Sul constituem aspecto importante da dinâmica demográfica gaúcha. Cerca de 80% dos migrantes gaúchos apresentam o próprio estado como destino.
( ) As regiões do estado que apresentam as maiores taxas de população rural foram as que mais perderam população por emigração.
( ) Mesmo nas regiões que perderam população por migração, os municípios-polo têm apresentado crescimento positivo, embora em volume inferior aos das regiões perimetropolitanas.
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-RS no concurso para IF-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Geografia Geral e Humana, especificamente sobre Cartografia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.