Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200088248

Observe o trecho a seguir: O objetivo da pesquisa é analisar como a...

📅 2022🏢 AMEOSC🎯 Câmara de São Miguel do Oeste - SC📚 Língua Portuguesa
#Semântica Contextual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca AMEOSC no concurso para Câmara de São Miguel do Oeste - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Semântica Contextual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200088248
Ano: 2022Banca: AMEOSCOrganização: Câmara de São Miguel do Oeste - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Semântica Contextual | Análise Textual
Texto associado

Cientistas identificam que "gateiros" são mais propensos a tocar os gatos em áreas do corpo que o animal normalmente acha desconfortável

Os pesquisadores convidaram 120 pessoas a passarem cinco minutos interagindo com três gatos que não conheciam e se surpreenderam ao identificar que os participantes que se classificavam como mais "experientes" eram mais propensos a tocar os gatos em áreas do corpo que o animal normalmente acha desconfortável, como a base da cauda e a barriga.
Pesquisas anteriores realizadas pelo grupo de cientistas sugeriram que, durante as interações, deixar os gatos escolherem quando devem ser acariciados e focar o toque principalmente na base das orelhas, bochechas e sob o queixo, são as melhores maneiras de aumentar sua afeição e reduzir a agressividade.
No entanto, no novo experimento, os participantes que relataram ter vivido com um número maior de gatos e com gatos por mais anos eram menos propensos a dar aos animais escolha e controle suficientes durante as interações.
O objetivo da pesquisa é analisar como a personalidade, demografia e experiência anterior com gatos afetam a maneira como as pessoas se aproximam e interagem com os bichanos. Por isso, os participantes do estudo preencheram um questionário amplamente utilizado para avaliar a personalidade e até que ponto os donos se enquadraram em um dos cinco grandes traços de personalidade: amabilidade, consciência, extroversão, neuroticismo e abertura.
Assim, foi possível identificar que pessoas mais velhas e com pontuação mais alta para o traço de personalidade "Neuroticismo" tendem a tentar segurar e conter os gatos mais, enquanto os extrovertidos são mais propensos a iniciar contato com gatos e tocar as áreas do corpo menos preferidas pelos gatos. Em contraste, os participantes com pontuação mais alta em "Agradabilidade" são menos propensos a tocar as áreas mais sensíveis do corpo do gato.
As pessoas que relataram ter alguma experiência formal de trabalho envolvendo gatos ou outros animais também foram consideradas mais "cat friendly" em suas abordagens às interações, deixando os gatos assumirem o controle e sendo mais sensíveis às suas necessidades.

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2022/08/
tutores-de-gatos-dao-mais-afeto-do-que-o-desejado-diz-estudo.html
Observe o trecho a seguir:

O objetivo da pesquisa é analisar como a personalidade, demografia e experiência anterior com gatos afetam a maneira como as pessoas se aproximam e interagem com os bichanos.

Entre as palavras "gatos" e "bichanos", há uma relação de: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200277539Língua Portuguesa

Assinale abaixo a alternativa que não se refere a um vício de linguagem da língua portuguesa:

#Análise Textual#Desvios Linguísticos
Questão 457941200660144Língua Portuguesa

Gatos não possuem a capacidade de sintetizar a taurina de forma suficiente, 'portanto adicioná-la' é de suma importância. A oração destacada é:

#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941201163894Língua Portuguesa

Analise a frase a seguir: Apesar de seu começo RUIM , o final da história revelou-se surpreendentemente BOM. Em relação aos termos RUIM e BOM destacad...

#Morfologia
Questão 457941201785429Língua Portuguesa

Os vícios de linguagem são desvios das normas padrão da língua que podem comprometer a clareza, a precisão e a eficácia da comunicação. Eles ocorrem t...

#Dificuldades da Língua Padrão
Questão 457941201875883Língua Portuguesa

Analise a frase a seguir: “Faz cinco dias que comecei a ler aquele livro e já estou no capítulo XIX.” Assinale a alternativa correta quanto à signific...

#Numerais#Morfologia
Questão 457941201916548Língua Portuguesa

"Mas a hipótese de que a forma como interpretamos uma noite de sono ruim pode mudar o quão cansados nos sentimos é uma consideração intrigante e poten...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Semântica ContextualQuestões do AMEOSC