Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200108785

Um jato de radiação de duas estrelas de nêutrons em colisão viaja q...

📅 2022🏢 AMAUC🎯 Prefeitura de Xavantina - SC📚 Língua Portuguesa
#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Fonologia#Encontros Vocálicos#Ortografia

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca AMAUC no concurso para Prefeitura de Xavantina - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras, Fonologia, Encontros Vocálicos, Ortografia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200108785
Ano: 2022Banca: AMAUCOrganização: Prefeitura de Xavantina - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras | Fonologia | Encontros Vocálicos | Ortografia
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Conheça o jato de radiação capaz de viajar quase tão rápido quanto a velocidade da luz 



Um jato de radiação de duas estrelas de nêutrons em colisão viaja quase tão rápido quanto a velocidade da luz, de acordo com medições do Telescópio Espacial Hubble.

Embora nada possa viajar mais rápido que a velocidade da luz, a descoberta fornece informações importantes sobre misteriosas explosões de raios gama, que ainda não são totalmente compreendidas.

Os astrônomos do Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro a Laser detectaram uma onda produzida a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons em 2017. Na ocasião, telescópios terrestres e espaciais capturaram um jato incrivelmente rápido em forma de explosão de raios gama.

As medições iniciais desta rede de telescópios, que usaram uma técnica chamada Interferometria de Linha de Base Muito Longa, descobriram que o jato viajava a pelo menos 95% da velocidade da luz e traçou sua direção aproximada de viagem.

No entanto, dada a distância de 130 milhões de anos-luz entre a Terra e as estrelas de nêutrons, juntamente com a relativa obscuridade da explosão de raios gama, ainda havia muitas incertezas sobre o jato.

Kunal Mooley, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e seus colegas compararam os dados do Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro a Laser com as medições do Telescópio Espacial Hubble feitas entre oito e cento e cinquenta e nove dias após a colisão, para alcançar um nível de precisão muito maior do que as medições anteriores.

Eles descobriram que o jato parece se mover sete vezes mais rápido que a velocidade da luz, mas isso é uma ilusão de ótica causada pelo fato de que a luz está apontada para a Terra e viaja na direção terrestre.

Um efeito semelhante acontece se você apontar um feixe de laser para a lua e movê-lo pela superfície. O ponto do laser parece se mover mais rápido do que a luz, mesmo que nenhum fóton individual o faça.

No entanto, a medição altamente precisa forneceu algumas informações importantes sobre a velocidade real do jato, a 99,97% da velocidade da luz, além de fornecer um controle muito mais preciso sobre sua localização, em uma pequena região da galáxia elíptica, localizada na direção da constelação de Hydra.

"Agora, o que podemos fazer é realmente ampliar entre mil e dez mil vezes mais neste evento e descobrir quais são as propriedades locais do mesmo", explicou Mooley.


Conheça o jato capaz de viajar sete vezes mais rápido que a velocidade da luz (msn.com). Adaptado.

Um jato de radiação de duas estrelas de nêutrons em colisão viaja quase tão rápido quanto a velocidade da luz, de acordo com medições do Telescópio Espacial Hubble.

Em relação à acentuação gráfica, pode-se afirmar que: 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200121114Língua Portuguesa

No texto, observa-se que o autor utiliza elementos da linguagem literária e coloquial para construir uma narrativa que revela aspectos culturais e com...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200408991Língua Portuguesa

Quanto à estrutura composicional dos textos é CORRETO o que está expresso em EXCETO:

#Tipos Textuais#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941200444076Língua Portuguesa

Os seus fones, por menores que sejam, incluem mais de um microfone. Considerando o emprego da vírgula na frase citada, assinale a alternativa correta.

#Pontuação#Sintaxe
Questão 457941200509973Língua Portuguesa

Em: “Nem Pedro estuda nem Maria trabalha” temos um exemplo de oração:

#Orações Coordenadas Assindéticas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941200579800Língua Portuguesa

O celular levou este tipo de telas ao público em 2007, "todavia a tecnologia já era empregada nas torres de controle de tráfego aéreo desde a década d...

#Sintaxe
Questão 457941201573224Língua Portuguesa

'Até o fim de maio, os dias seguem dentro da normalidade. Considerando a época do ano, a previsão é de temperaturas agradáveis também para a região Su...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Acentuação Gráfica: Acento Diferencial#Ortografia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Acentuação Gráfica: Tipos de PalavrasQuestões do AMAUC