///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para Prefeitura de Natal - RN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Serviço Social e Equipe Interdisciplinar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
É de grande importância o trabalho do assistente social, dentro de uma equipe interdisciplinar que atende pessoas portadoras de deficiência e suas famílias. Devido à complexidade e desgaste do tratamento tanto por parte da família quanto da equipe que, em muitas vezes, predomina a ansiedade de atender e melhorar a qualidade de vida do paciente sem saber dos valores, dúvidas e ansiedades e, em muitas vezes, a desinformação do “pra que fazer”. Analise as afirmativas em relação à atuação, características e papel do assistente social em uma equipe interdisciplinar discorrida no contexto apresentado.
I. O assistente social deve atuar como um intermediador de conflitos.
II. Quando há insatisfação por parte da família com a equipe interdisciplinar, é necessário que o assistente social interfira solicitando a dissolução da equipe e imediata substituição de seus membros.
III. O profissional de Serviço Social necessita ter uma visão ampla da situação, procurando não tomar partido e, sim, entender a necessidade de cada parte juntando-as.
IV. Quando a equipe interdisciplinar detecta que a família não está seguindo as orientações interferindo na evolução do paciente, é necessário que o assistente social intervenha, procurando fazer com que a equipe consiga enxergar a dificuldade desta família que se encontra em uma situação de informação e/ou desinformação, aceitação do diagnóstico, ou até mesmo de um diagnóstico não fechado.
Estão corretas apenas as afirmativas