///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca UFMT no concurso para UFMT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Engenharia Ambiental e Sanitária, especificamente sobre Saúde Coletiva, Crises Ambientais, Normas de Potabilidade e Qualidade da Água, Políticas Públicas e Legislação Ambiental, Poluição do Solo, Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Hidrologia Aplicada, Poluição Hídrica, Gestão de Recursos Hídricos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Água do Rio Doce no Espírito Santo não está contaminada, diz ANA
Agência Nacional de Águas disse que água está dentro dos parâmetros. Lama inundou rio após rompimento de barragem de rejeitos em Mariana.
(Disponível em http://g1.globo.com . Acesso em 13/11/2015.)
A tragédia em Mariana-MG provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos pode trazer, além das consequências imediatas, outras futuras relacionadas principalmente a dois tipos de contaminação da água: microbiológica e química. Sobre esses indicadores, controle e vigilância da qualidade da água, analise as afirmativas.
I - O número de coliformes termotolerantes em um manancial é um ótimo indicador de contaminação recente, principalmente quando é identificada a espécie Escherichia coli.
II - Geralmente resultantes de processos industriais, substâncias classificadas como metais pesados têm uma capacidade tóxica altíssima, se acumulam no organismo e podem causar sérios problemas, como câncer ou outras doenças.
III - Os quinze parâmetros utilizados no cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA) são, em sua maioria, indicadores de contaminação.
Estão corretas as afirmativas