Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200118693

Considere o excerto a seguir: “ Essa fundamentação linguística de q...

📅 2011🏢 MS CONCURSOS🎯 Prefeitura de São Borja - RS📚 Língua Portuguesa
#Emprego do Travessão#Pontuação

Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca MS CONCURSOS no concurso para Prefeitura de São Borja - RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Emprego do Travessão, Pontuação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200118693
Ano: 2011Banca: MS CONCURSOSOrganização: Prefeitura de São Borja - RSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Emprego do Travessão | Pontuação
Texto associado
Um gramático contra a gramática 

Língua e Liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 páginas) do gramático Celso Pedro Luft traz um conjunto de ideias que subverte a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veemente, o ensino da gramática em sala de aula.

Nos 6 pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla ­ uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática linguística, a postura prescritiva, purista e alienada ­ tão comum nas "aulas de português".

O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação linguística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e gramática artificial; gramática tradicional e linguística; o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramáticos, dos linguistas, dos professores; o ensino útil, do ensino inútil; o essencial, do irrelevante.

Essa fundamentação linguística de que lança mão - traduzida de forma simples com fim de difundir assunto tão especializado para o público em geral - sustenta a tese do Mestre, e o leitor facilmente se convence de que aprender uma língua não é tão complicado como faz ver o ensino gramaticalista tradicional. É, antes de tudo, um fato natural, imanente ao ser humano; um processo espontâneo, automático, natural, inevitável, como crescer. Consciente desse poder intrínseco, dessa propensão inata pela linguagem, liberto de preconceitos e do artificialismo do ensino definitório, nomenclaturista e alienante, o aluno poderá ter a palavra, para desenvolver seu espírito crítico e para falar por si.

Embora Língua e Liberdade do professor Celso Pedro Luft não seja tão original quanto pareça ser para o grande público (pois as mesmas concepções aparecem em muitos teóricos ao longo da história), tem o mérito de reunir, numa mesma obra, convincente fundamentação que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores ­ vítimas do ensino tradicional ­ e os professores de português ­ teóricos, gramatiqueiros, puristas ­ têm ao se depararem com uma obra de um autor de gramáticas que escreve contra a gramática na sala de aula.

Gilberto Scarton

Considere o excerto a seguir: 

“ Essa  fundamentação  linguística  de  que  lança  mão  –  traduzida  de  forma  simples  com  fim  de  difundir  assunto  tão  especializado  para  o  público  em  geral  –  sustenta  a  tese  do Mestre,  e  o  leitor  facilmente  se  convence de que aprender uma língua não é tão complicado como faz ver o ensino gramaticalista tradicional." 

Qual é a função do uso de travessões no excerto lido?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200160231Língua Portuguesa

Com base na leitura do texto, marque a alternativa incorreta.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200339716Língua Portuguesa

Cultura imortal Na língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vonta...

#Orações Subordinadas Adjetivas#Sintaxe
Questão 457941200453843Língua Portuguesa

De acordo com o poema, marque a alternativa correta referente aos itens seguintes. (I) O poema é construído a partir da conciliação do eu lírico e os ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200769416Língua Portuguesa

Marque a alternativa, onde temos apenas advérbios de dúvida.

#Advérbios#Morfologia
Questão 457941201401511Língua Portuguesa

Quanto à análise morfológica, escolha a alternativa em que a palavra sublinhada pertence à classe de palavras entre parênteses.

#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201784415Língua Portuguesa

“... qualquer jogador brasileiro, quando se desamarra de suas inibições e se põe em estado de graça, é algo de único em matéria de fantasia...” O verb...

#Morfologia Verbal#Estrutura Verbal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Emprego do TravessãoQuestões do MS CONCURSOS