///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca COPS-UEL no concurso para Prefeitura de Londrina - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista, Comunicação Corporativa no Jornalismo, Estrutura e Função da Comunicação Corporativa, Produtos de Comunicação Corporativa, Relações com a Imprensa no Jornalismo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)