///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca COPEVE-UFAL no concurso para UFAL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina Veterinária, especificamente sobre Medicina de Pequenos Animais, Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, Cirurgia e Anestesiologia em Pequenos Animais, Medicina Veterinária Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A lesão medular, uma das principais causas de paralisia em cães e gatos é normalmente provocada por choques, traumas e atropelamentos. A sequência de fatores vasculares, bioquímicos e inflamatórios desencadeados resulta em destruição progressiva do tecido neuronal, frequentemente associada a lesões irreversíveis às funções motoras e sensoriais do paciente.
Dadas as afirmativas em relação à lesão medular em pequenos animais,
I. A isquemia é o fenômeno de interrupção do suprimento sanguíneo arterial para a medula espinhal e geralmente é provocado pelo embolismo fibrocartilaginoso.
II. O diagnóstico da doença de disco intervertebral aguda baseia-se na resenha, anamnese e obtenção de imagens da coluna vertebral via exame de raios-x simples digitalizados.
III. A concussão é o impacto agudo na medula espinhal geralmente causado pela extrusão de disco intervertebral, fraturas e subluxações vertebrais.
IV. Em cães que apresentam extrusão do disco intervertebral toracolombar são indicadas as técnicas de fusão ventral ou estabilização dorsal entre o atlas e o axis.
verifica-se que estão corretas apenas