///
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca IBFC no concurso para EMBASA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência, especificamente sobre Estudo de Curto-circuito, Análise de Sistemas Elétricos de Potência.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Para a modelagem de situação de curto-circuito em motores, pode-se usar o equivalente de Thévenin no ponto de defeito. O Equivalente de Thévenin pode ser construído a partir de algumas etapas. Considere as etapas a seguir.
I. Determinação da corrente de Thévenin, também chamada de corrente direta. É a corrente vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e calculada com as fontes de tensão abertas e as fontes de corrente curto-circuitadas.
II. Determinação da impedância de Thévenin, também chamada de resistência ou impedância equivalente. É a impedância vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e calculada com as fontes de tensão curto-circuitadas e as fontes de corrente abertas.
III. Determinar da tensão de Thévenin, ou tensão de circuito aberto. É a tensão no ponto onde se deseja reduzir o circuito.
Fazem parte da construção do Equivalente de Thévenin: