A Chikungunya é uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus Chikungunya (CHIKV) é o Aedes aegypti (BRASIL, 2024).
Assim, sobre a Chikungunya e suas características epidemiológicas no Brasil, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro(V) e falso(F):
( ) O vírus Chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus.
( ) No ano de 2023 ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anteriormente, as maiores incidências de Chikungunya, observadas no Brasil, concentravam-se na região Nordeste.
( ) As principais características clínicas da infecção por Chikungunya são edema e dor articular capacitante. Raramente podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos mais leves de Chikungunya já são encaminhados direto para internação hospitalar e 90% evoluem para óbito.
( ) O vírus Chikungunya também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias.
Assim, assinale a única alternativa correta.