Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200171532

A identificação das classes de palavras contribui para a compreensã...

📅 2024🏢 IDESG🎯 Prefeitura de Cariacica - ES📚 Língua Portuguesa
#Adjetivos#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IDESG no concurso para Prefeitura de Cariacica - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Adjetivos, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200171532
Ano: 2024Banca: IDESGOrganização: Prefeitura de Cariacica - ESDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Adjetivos | Morfologia
Texto associado

O texto a seguir deve ser lido com atenção para responder à questão. 


Conheça a história da educação para relações étnico-raciais no Brasil



O Ministério da Educação (MEC) tem promovido ações e programas educacionais voltados para a superação das desigualdades étnico-raciais, com o intuito de avançar significativamente na construção de uma educação mais inclusiva e plural. Nesse sentido, a Pasta lançou, em 2024, a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). 


Coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), a política tem, entre suas metas, a formação de profissionais da educação para gestão e docência em educação para as relações étnico-raciais (Erer) e em educação escolar quilombola (EEQ). Assim, o MEC investirá, até 2027, R$ 2 bilhões para formação de 215 mil gestores e professores em todo o país.


Outra meta da política é o reconhecimento de avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas. Além disso, a política busca consolidar a EEQ com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio da Resolução nº 8/2012.


De acordo com a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, a Pneerq surgiu em meio a desafios para a concretização da Erer e da EEQ na prática. Entre as dificuldades enfrentadas, estava a ausência de monitoramento da implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo das escolas de educação básica. Mais tarde, essa legislação foi modificada pela Lei nº 11.645/2008, que incluiu o ensino da história e cultura indígena na obrigatoriedade. Por isso, a primeira ação da Política Nacional de Equidade foi realizar um levantamento das ações para o cumprimento dessas leis entre as redes de ensino de todo o país.


Além disso, a política visa abordar o baixo número de docentes com formação voltada à gestão escolar para a Erer e a EEQ; a ausência de ações oficiais para a prevenção e o enfrentamento de ações racistas na escola e nas universidades; a elevada desigualdade no percurso de estudantes da educação básica; a baixa implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola; e a inadequada estrutura física e pedagógica nas escolas quilombolas, entre outras problemáticas.


"No que toca aos avanços e aos desafios após 20 anos de promulgação da Lei nº 10.639/2003, a Pneerq objetiva implementar ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira e à promoção da política educacional para a população quilombola", explicou a secretária da Secadi.


Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/conheca-a-historia-da-educacao-para-relacoes-etnico-raciais-no-brasil (adaptado). 

A identificação das classes de palavras contribui para a compreensão do texto e das funções desempenhadas por cada termo. No trecho "o reconhecimento de avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas", a palavra "antirracistas" é classificada como:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200932548Língua Portuguesa

No texto, a autora menciona que "Para manter a sanidade, não me afasto de onde estou". Qual é a estratégia que ela utiliza para alcançar esse objetivo...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200952901Língua Portuguesa

"Diz" é um verbo que se encontra no ___________, expressando uma ação que ocorre no momento da fala. Qual alternativa preenche, corretamente, a lacuna...

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941201039378Língua Portuguesa

De acordo com o texto, reduzir o consumo de carne vermelha pode trazer benefícios para a saúde. Sobre as descobertas e implicações mencionadas no estu...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201259324Língua Portuguesa

Qual das estratégias listadas a seguir foi utilizada pelo autor do texto para conferir maior credibilidade às informações a respeito das mudanças clim...

#Análise Textual
Questão 457941201502911Língua Portuguesa

No trecho "resistência à insulina", a crase está corretamente empregada, pois há a fusão da preposição "a" exigida pelo substantivo "resistência" (reg...

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941201644760Língua Portuguesa

O que são gatilhos emocionais, conforme descrito no texto?

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre AdjetivosQuestões do IDESG