Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200235930

"Primeiro, a casa como objeto matemático: ângulos, triângulos, linh...

📅 2018🏢 Instituto Acesso🎯 SEDUC-AM📚 Língua Portuguesa
#Emprego dos Dois-Pontos#Pontuação

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca Instituto Acesso no concurso para SEDUC-AM. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Emprego dos Dois-Pontos, Pontuação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200235930
Ano: 2018Banca: Instituto AcessoOrganização: SEDUC-AMDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Emprego dos Dois-Pontos | Pontuação
Texto associado

Leia o texto a seguir:

A CEBOLA

PEGUE UMA cebola e corte ao meio. Então olhe bem para ela com olhos de criança. Se você não sabe o que é o olhar de uma criança, leia o poeta Alberto Caeiro para aprender...

Uma paciente minha, dos tempos em que eu exercia a psicanálise, olhou com olhos de criança para uma cebola cortada ao meio e ficou tão espantada com o que viu que pensou que estava ficando louca. 

Uma cebola cortada é mesmo um espanto. Pablo Neruda, olhando para uma cebola, escreveu: "Rosa de água com escamas de cristal...".

Agora, figure que uma cebola cortada é um modelo do mundo. Bem no centro, lá onde o primeiro anel é tão pequeno que não chegou a ser anel, ponha uma criança. Imagine que os anéis são os mundos que ela precisa conhecer para viver.

Mas não é possível comer o que está longe. Não é possível pular anéis. Só se pode comer o quarto anel depois que se comeu o primeiro, o segundo e o terceiro anéis.

A cebola cortada me sugeriu a forma como o primeiro currículo deveria ser organizado: como os anéis de uma cebola, na ordem certa. O que estaria contido no primeiro anel? A resposta é fácil: o primeiro anel que abraça a criança é a sua casa.

Não fui ousado ao ponto de sugerir a construção de uma casa de tijolo e cimento. Mas é a imaginação que faz o que não existe existir! Pensei que a casa onde uma criança mora, o primeiro anel da sua cebola, é um universo imenso, cheio de provocações ao conhecimento. Primeiro, a casa como objeto matemático: ângulos, triângulos, linhas horizontais, verticais e paralelas, proporções e simetrias.

Depois, como objeto da física: a composição de forças no travamento do telhado, o prumo, o nível, as caixas de ferramentas, o martelo, o serrote, a pua, a física dos materiais, a madeira, o vidro, a cerâmica, o plástico, a eletricidade que esquenta e que esfria, a eletricidade que faz girar, que ilumina e produz música.

Esse laboratório de química chamado cozinha: o fogo, os alimentos, os temperos.

O mundo das coisas vivas: as baratas, as traças, os tatuzinhos, os piolhos, os pássaros, as aranhas, os cachorros, os gatos, os peixes, os pernilongos, os mosquitos da dengue, os caramujos.

O mundo das doenças e da saúde. Os primeiros-socorros. O lixo, as privadas... Ouse imaginar quantas toneladas de cocô por ano os humanos colocam na nossa Terra...

E, ao tomar o seu branco e puro leitinho, imagine quantas toneladas de bosta de vaca e quantos metros cúbicos de gases fétidos são lançados na atmosfera diariamente pelos bovinos inocentes.

O mundo da cultura: as revistas, os livros, a televisão, o jardim, os quadros.

Gostaria de conhecer a casa em que moro, mas não conheço. Aperto uma infinidade de botões que fazem as coisas acontecerem, mas não sei por que elas acontecem, e, quando não acontecem, fico perdido e tenho de chamar um técnico.

Pensei que as crianças gostariam da ideia assim como eu gostei. Aprendendo sobre a casa aprendemos sobre o mundo todo. Pois o mundo todo é a grande casa em que moramos, o último anel da cebola...


Fonte: ALVES, Rubem, Folha de São Paulo

Disponível em:<http://www.institutorubemalves.org.br/rubem-alves/carpe-diem/cronicas/a-cebola/> 


"Primeiro, a casa como objeto matemático: ângulos, triângulos, linhas horizontais..."

Os dois pontos no trecho acima foram usados para:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200110101Língua Portuguesa

No período “No estado em que anda minha vida, quanto mais medito pior fica.”, há nitidamente um uso linguístico que mostra uma ideia de:

#Análise Textual
Questão 457941200307524Língua Portuguesa

Em relação à organização e ao significado global dos períodos, dos parágrafos e do texto, aspectos fundamentais que contribuem para a compreensão e a ...

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941200396471Língua Portuguesa

Observe as frases abaixo e marque a opção correta.I - Havia mais pessoas na loja.II - Ela falou mais. III - A moça estava mais bonita.

#Morfologia
Questão 457941200485353Língua Portuguesa

Aponte os itens que possuem verbos auxiliares:I. "Em uma sociedade tão focada".II. "E não podemos nos esquecer".III. "Estamos falando em crianças".Mar...

#Morfologia Verbal#Verbos Auxiliares
Questão 457941200608869Língua Portuguesa

A frase que inicia o último parágrafo começa com a oração “Outros R$ 112,5 milhões estão sendo investidos pelo Governo", que poderia ser assim reescri...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941201686167Língua Portuguesa

O quão popular é a lenda de Atlântida? O que há de tão interessante na história dessa antiga cidade para atrair o homem moderno? Precisamos agradecer ...

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Emprego dos Dois-PontosQuestões do Instituto Acesso