Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200247163

A classificação morfológica de um vocábulo varia conforme seu empre...

📅 2024🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Timbaúba - PE📚 Língua Portuguesa
#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Timbaúba - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200247163
Ano: 2024Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Timbaúba - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia
Texto associado
Quanto custa um sonho?

Alguma coisa ele sempre custa.

Muitas vezes muitas coisas ele custa, outras vezes outros sonhos ele custa.

Não importam os percalços, os sacrifícios, os espinhosos enredos.

Não importa.

Uma vez vivido, o sonho está sempre num ótimo preço!

Elisa Lucinda – A Conta do Sonho
       


      Considero lindo e verdadeiro esse poema! E adoro quando ela diz “Uma vez vivido, o sonho está sempre num ótimo preço!”, o que me faz lembrar a alegria que sente uma mulher quando recebe em seus braços o filho que acaba de nascer. Naquele momento, passam para o esquecimento eventuais dificuldades para engravidar, sustos, medos, inseguranças, problemas durante a gestação, as dores do parto¹. Tudo isso cede espaço ao sonho realizado.
          E sempre admiramos quem corre atrás dos seus sonhos, quem tem persistência, resiliência, fé, quem cai, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Porque todos temos sonhos, mas, na maioria das vezes, pouco fazemos para realizá-los, gastando mais tempo e energia buscando desculpas para a nossa INÉRSIA/INÉRCIA, a nossa ineficácia.
          Só que pode acontecer de, ao conseguirmos realizar nosso sonho, descobrirmos que tudo o que mais queríamos não passava de um pesadelo DISFARÇADO/DISFARSADO que nos traz sofrimento, desencanto, tristeza e raiva de nós mesmos por não termos considerado os ventos, as nuvens carregadas, os conselhos que prenunciavam a terrível tempestade que se formava.
          De qualquer forma, o que encontramos pelo caminho², de bom e de mau, nos prepara melhor para viver o sonho, assim como nos prepara para enfrentar o pesadelo que pode estar a nossa espera após tantas lutas. E até na hipótese ruim, podemos, uns com mais, outros com menos facilidade, reorganizarmo-nos na tentativa de, no mínimo, conseguirmos nos proteger da dor do que costumamos chamar fracasso.
          Mas também pode ocorrer de nos depararmos com um vazio que em nada se parece nem com a realização de um sonho nem mesmo com um pesadelo DISCIMULADO/DISSIMULADO. Para mim, esse é o pior cenário. Não nos preparamos para o nada. Não sabemos lidar com o nada. E ficamos ali estarrecidos, com a sensação de que até o instinto de sobrevivência nos abandonou.
            E eu acredito que isso pode acontecer quando, como diz Elisa Lucinda, aquele sonho custou outros sonhos, quando ainda não entendemos que somos muito mais do que aquele ANSEIO/ANCEIO e nele apostamos todas as nossas fichas, como se nada mais existisse.
          Sonhos precisam ser sempre reavaliados, e não há nada de errado em desistirmos de um ou mais deles. Até porque estamos sempre em evolução, e alguns podem perder totalmente o sentido com o passar do tempo, com o nosso amadurecimento.
          Dizem que a felicidade está mais na jornada do que no destino. Então, é preciso que tenhamos olhos para ver e ouvidos para ouvir tudo e todos ao longo do processo. Somente se nos permitirmos ponderar, sopesar nossos sonhos e nos abrirmos para a beleza do percurso, estaremos protegidos do paralisante, do assustador vazio que pode nos devorar emocionalmente e nos embotar³ a ponto de não mais voltarmos a sonhar.
           Nós nunca perdemos. Mesmo quando o sonho exigiu de nós um enorme investimento e não se realizou como desejávamos, todo o aprendizado, toda a VIVÊNSIA/VIVÊNCIA do percurso continuará a nosso dispor⁴ para novos sonhos. Isso jamais se perderá. Serão sempre como tesouros que nem a traça nem a ferrugem conseguirão corroer, que nem ladrões poderão escavar e roubar. E é neles que estará também o nosso coração, ainda mais preparado para a próxima jornada.

SANT’ANA, Maraci. Quanto custa um sonho? Correio Braziliense, 20 de julho de 2023. Opinião.
Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/consultoriosentimental/qua nto-custa-um-sonho/. Acesso em: 25 jan. 2024. Adaptado.

A classificação morfológica de um vocábulo varia conforme seu emprego nos enunciados. É o caso, por exemplo, do pronome indefinido “nada” nos trechos a seguir. Analise-os.



I. “[...] pode ocorrer de nos depararmos com um vazio que em nada se parece nem com a realização de um sonho [...]” (5º parágrafo)


II. “Não nos preparamos para o nada.” (5º parágrafo)


III. “Não sabemos lidar com o nada.” (5º parágrafo)


IV. “Sonhos precisam ser sempre reavaliados, e não há nada de errado em desistirmos de um ou mais deles.” (7º parágrafo)



Em qual(is) dos trechos a palavra “nada” foi empregada em um contexto de substantivo?

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200002247Língua Portuguesa

Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com as novas regras ortográficas, permanece o acento diferencial em pôr/por. Assim, o vocábulo "Pôr" é verb...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200313095Língua Portuguesa

Com base no texto “Waze tem plano para melhorar trânsito no Brasil”, analise as afirmativas a seguir: I. Em: “Paulo Cabral, responsável pelo desenvolv...

#Funções Morfossintáticas do Pronome SE#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Sintaxe
Questão 457941200655720Língua Portuguesa

Leia as afirmativas a seguir: I. No verso “Talvez sorria, ou diga”, há orações coordenadas. II. A criança não tem o direito de contestar os critérios ...

#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941201515942Língua Portuguesa

Leia o texto 'EDUCAÇÃO INFANTIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O faz-de-conta exerce uma função predominantemente literal no desenv...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941201551685Língua Portuguesa

Com base no texto “O médico e o monstro”, analise as afirmativas a seguir: I. Em: “uma baiana de acarajé, um urso muito resfriado, porque só gostava d...

#Adjetivos#Artigos#Advérbios#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941201739816Língua Portuguesa

Observe o emprego da palavra “mas” nos excertos abaixo. I. “Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu ou não foi tocado por um daqueles vídeos com...

#Conjunções#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre MorfologiaQuestões do ADM&TEC