Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200249747

Analise as assertivas: I.A ortografia do "porque" na frase: "Diga-n...

📅 2021🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de Guarujá do Sul - SC📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Flexão de Modo Verbal#Regência Verbal e Nominal#Formação das Palavras#Sintaxe#Flexão de Voz Verbal#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Guarujá do Sul - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Flexão de Tempo Verbal, Vocativo e Termos Acessórios da Oração, Flexão de Modo Verbal, Regência Verbal e Nominal, Formação das Palavras, Sintaxe, Flexão de Voz Verbal, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200249747
Ano: 2021Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Guarujá do Sul - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia Verbal | Flexão de Tempo Verbal | Vocativo e Termos Acessórios da Oração | Flexão de Modo Verbal | Regência Verbal e Nominal | Formação das Palavras | Sintaxe | Flexão de Voz Verbal | Morfologia
Texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

LEITURA EM FAMÍLIA
(1º§) São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas, a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva - a capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos. Ler histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo. O bom e velho "era uma vez" carrega em si a ideia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois. "Com a prática da leitura, os bebês desenvolvem estruturas para ordenar o mundo com base no critério de temporalidade", diz Fraulein (moça, professora) Vidigal de Paula.
(2º§) Na capital mineira, um projeto que estimula o envolvimento dos pais no incentivo à leitura tenta potencializar todas as vantagens que a proximidade com livros pode oferecer aos pequenos. E, assim como a Leitura no Berçário, também vem colhendo bons resultados. Trata-se do Espaço de Ler, Direito de Todos, que foi implementado em nove creches e atende 950 crianças. Ele é mantido pelo Instituto C&A, que, por meio de seu programa Prazer em Ler, apoia iniciativas para a formação de leitores, com suporte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nas creches de Belo Horizonte, são realizadas mediações de leitura com as professoras e também com funcionários das lojas C&A, que participam como voluntários. A cada 15 dias, os próprios pais são convidados a ler histórias para toda a turma. Isso estimula os pequenos a levar livros para casa e continuar por lá a "brincadeira" de leitura com o resto da família.
(3º§) "Crianças, familiares e educadores participam ativamente do espaço das bibliotecas, coisa que não acontecia antes de implementarmos o projeto", diz Leandro Gomes, coordenador pedagógico da Creche Elizabeth Santos e integrante do conselho gestor do projeto. Outras atividades de incentivo à leitura são especialmente aguardadas pelos pequenos. Uma delas: eles podem escolher, entre vários livros colocados sobre a mesa, quais são os que querem ler enquanto tomam lanche.
(4º§) O Espaço de Ler, "Direito de Todos", é apenas um dos projetos que apostam na participação intensiva de pais e familiares para garantir o envolvimento das crianças com a leitura. Em Curitiba, outra iniciativa segue a mesma linha. Ela acontece na CEMEI Santa Izabel e tem por trás o "Instituto Avisalá", de São Paulo, cujas principais ações se concentram na formação continuada de profissionais que trabalham com Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
(5º§) A pedagoga Andreia Bonatto, que planejou a atividade, explica: "Toda sexta-feira, as crianças voltam para casa com uma sacolinha de pano. Dentro dela vai um livro, que elas mesmas escolheram, e um caderno, com um bilhete solicitando aos pais que façam a leitura com o filho. Na segunda-feira, os pequenos trazem consigo o livro lido e o caderninho, com anotações feitas pela família sobre a experiência do fim de semana. Então, a professora lê em voz alta o que foi escrito".
(6º§) O resultado é que, muitas vezes, além de querer recontar a história para os colegas, as crianças também anseiam por compartilhar suas próprias impressões sobre a leitura - exatamente como feito por escrito, no caderno. "A atividade os fez tornarem-se ávidos contadores de histórias. Toda segunda-feira é uma farra, porque cada um quer contar primeiro aquilo que leu no fim de semana", diz Andreia. 
* Fraulein quer dizer: "moço"; "moça"; "professora" para os alemães.
(Julia Priolli é Colaboradora da Revista Escola)
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/ alfabetizacao-inicial/fraldas-livros-423723. shtml?page=1 - (Adaptado)
Analise as assertivas:
I.A ortografia do "porque" na frase: "Diga-nos apenas um porquê de se estimular a leitura em família". - deve-se à derivação imprópria que impôs a mudança de classe gramatical.
II.A expressão sublinhada no período: "Isso estimula os pequenos a levar livros para casa e continuar por lá a 'brincadeira' de leitura com o resto da família". - exerce função sintática de adjunto adverbial de companhia.
III.Os verbos do período: "Dentro dela vai um livro, que elas mesmas escolheram, ..." - exemplificam o presente do modo indicativo e o pretérito perfeito do mesmo modo.
IV.A crase do trecho: "Outras atividades de incentivo à leitura". - é imposta pela regência verbal.
V.Se houver mudança de voz da frase: "Ele é mantido pelo Instituto C&A", tem-se a correspondência correta em: "O Instituto C&A manteria ele".
Estão CORRETAS, apenas: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200119429Língua Portuguesa

Semântica é a disciplina que se dedica ao estudo e à interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um determinado contex...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200650719Língua Portuguesa

Identifique a alternativa em que o termo destacado é o sujeito da oração.

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941200778758Língua Portuguesa

Assinale a alternativa cuja frase está correta quanto á pontuação:

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941200794357Língua Portuguesa

Leia com atenção o verbete de dicionário abaixo:Significado de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico Classe gramatical: substantivo masculino...

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941200994813Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta do acento da palavra destacada do Texto:

#Ortografia#Análise Textual
Questão 457941201318319Língua Portuguesa

Marque a ideia que se compra no texto.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia VerbalQuestões do AMEOSC