Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200267474

As frases abaixo referem-se à pontuação do texto. I. Em a atriz car...

📅 2018🏢 FCC🎯 EMAE-SP📚 Língua Portuguesa
#Emprego do Travessão#Pontuação#Emprego da Vírgula#Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca FCC no concurso para EMAE-SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Emprego do Travessão, Pontuação, Emprego da Vírgula, Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200267474
Ano: 2018Banca: FCCOrganização: EMAE-SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Emprego do Travessão | Pontuação | Emprego da Vírgula | Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação
Texto associado

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

As frases abaixo referem-se à pontuação do texto.


I.   Em a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio (1°parágrafo), podem-se suprimir os travessões sem prejuízo para a correção, ainda que o segmento isolado por eles passe a ter menos realce na frase.

II.  Em Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. (3° parágrafo), pode-se substituir a vírgula imediatamente após “seguinte” por dois-pontos, sem prejuízo para a correção e o sentido.

III. Em Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco (3° parágrafo), com as devidas alterações, pode-se substituir corretamente o ponto final por vírgula.


Está correto o que consta de

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200385968Língua Portuguesa

Depreende-se corretamente do texto que

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200610912Língua Portuguesa

O rio marca a fronteira entre a Floresta Negra, na Alemanha, e a Alsácia, a menor região da França. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a ...

#Morfologia Verbal#Flexão de Voz Verbal
Questão 457941201570001Língua Portuguesa

As formas verbais atendem às normas de concordância e apresentam-se em tempos e modos adequadamente articulados na frase:

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201610119Língua Portuguesa

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

#Compreensão e Interpretação Textual#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941202015518Língua Portuguesa

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941202051712Língua Portuguesa

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

#Reescrita Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Emprego do TravessãoQuestões do FCC