Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200270901

Nas alternativas a seguir, considerando seu uso no texto lido, o qu...

📅 2019🏢 UFMG🎯 UFMG📚 Língua Portuguesa
#Semântica Contextual#Sentido Literal e Figurado#Análise Textual

1

457941200270901
Ano: 2019Banca: UFMGOrganização: UFMGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Semântica Contextual | Sentido Literal e Figurado | Análise Textual
Texto associado
INSTRUÇÃO: Leia este texto e, com base nele, responda à questão.

Saúde e dinheiro

   Os norte-americanos perdem qualidade de vida. Com isso, perdem condição de viver mais
  Dinheiro não traz felicidade, diz o povo. Embora haja controvérsias, a julgar pelo exemplo dos Estados Unidos, nem saúde: pelo segundo ano consecutivo, a expectativa de vida dos americanos diminuiu.
  Em 1960, eles tinham a expectativa de vida mais alta do mundo. Chegava a 2,4 anos a mais do que a média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 1998, sua expectativa de vida ficou para trás da média da OCDE. Hoje, a diferença já é de 1,6 ano.
  Um painel conjunto do National Research Council e do Institute of Medicine investigou as causas dessa desvantagem crescente. A conclusão foi a de que a saúde dos americanos é mais pobre em diversos aspectos: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, ferimentos, homicídios, complicações de parto, gravidez na adolescência, consumo de drogas ilícitas e infecções pelo HIV.
  Ficou evidente, também, que o estilo de vida é menos saudável do que o dos países da OCDE: as cidades privilegiam o automóvel, a população costuma ingerir alimentos altamente calóricos, abusar de álcool e possuir armas de fogo. Aqueles com renda familiar mais baixa têm menos suporte social, previdenciário e acesso limitado à assistência médica.
  As mortes por overdose aumentam a cada ano. Em 2015, foram 64 mil; neste ano, serão 70 mil, números que ultrapassam o total das mortes de soldados americanos na Guerra do Vietnã. Numa análise publicada no Bristish Medical Journal, Steven Woolf e Laudan Aron consideraram esses óbitos a “ponta do iceberg” de uma crise de saúde mais abrangente: a mortalidade associada ao abuso de álcool e aos suicídios, que afeta especialmente os brancos de meia-idade e certas comunidades rurais. As causas estariam ligadas ao colapso das indústrias locais, à erosão dos laços comunitários, ao isolamento social, à pressão financeira e à consciência dos trabalhadores de que perderam o padrão de vida que os pais um dia tiveram.
  Ao contrário, entre os negros o número de suicídios e de mortes por overdose não aumentou. Os autores atribuem a esse fenômeno a maior resiliência de mulheres e homens negros, habituados a enfrentar desvantagens econômicas, discriminação, preconceito social e mortalidade geral mais elevada.
  De outro lado, nos últimos anos, as diferenças sociais se acentuaram, a performance escolar piorou, os salários da classe média estagnaram e os níveis de pobreza aumentaram em relação aos dos países desenvolvidos. O país é rico, mas desigual: os mais pobres têm dificuldade de acesso a serviços sociais, à assistência médica, à prevenção e ao tratamento de transtornos psiquiátricos e dependência química.
  Os Estados Unidos investem em saúde 17 % de um PIB de 19 trilhões de dólares, ou seja, cerca de 3,2 trilhões de dólares. É mais do que o PIB inteiro do Brasil. Para justificar esse gasto, o americano médio deveria viver 110 anos, pelo menos. Quem nasce em Santa Catarina vive mais.

VARELLA, Drauzio. Saúde e dinheiro. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/revista/1024/ saude-e-dinheiro. Acesso em 21 nov.2018. (Adaptado)


Nas alternativas a seguir, considerando seu uso no texto lido, o que os termos em destaque denotam está apresentado entre parênteses, EXCETO em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca UFMG no concurso para UFMG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Semântica Contextual, Sentido Literal e Figurado, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941201044827Língua Portuguesa

São recursos utilizados no texto, EXCETO:

#Análise Textual
Questão 457941201117205Língua Portuguesa

Assinale a alternativa cujo termo em destaque NÃO pode ser substituído pelo termo entre parênteses, por gerar alteração de sentido do enunciado.

#Compreensão e Interpretação Textual#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual
Questão 457941201172472Língua Portuguesa

Analise esta passagem. “[...] aquela clássica atitude de desprezo com direito a virada brusca no corpo e uma sacodida de cabeça sob medida, de preferê...

#Tipos Textuais#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201332257Língua Portuguesa

Leia o trecho a seguir. O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201493438Língua Portuguesa

A palavra “que” pode ser classificada como conjunção integrante ou como pronome relativo, a depender do contexto em que é usada. Sobre as orações intr...

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941201551436Língua Portuguesa

Nessa canção, Arnaldo Antunes cria efeitos expressivos ao

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201562851Língua Portuguesa

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso da pontuação.

#Emprego do Ponto e Vírgula#Emprego dos Dois-Pontos#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201886967Língua Portuguesa

São problemas fisiológicos gerados pela postura das pessoas, ao acessarem seus smartphones com muita frequência, EXCETO:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201892541Língua Portuguesa

Leia esta transcrição de uma fala espontânea. No skate, quando ocê tá tentando uma manobra, ocê cai, ocê rala, tá ligado? ... mas aí ocê se sente mais...

#Análise Textual#Diversidade Linguística
Questão 457941202026409Língua Portuguesa

Entre os recursos argumentativos utilizados no texto I, não se inclui a

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Semântica ContextualQuestões do UFMG