///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FUNDATEC no concurso para Prefeitura de Nova Ramada - RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Agronomia, especificamente sobre Equipamentos Agrícolas e Tratores.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em tratores agrícolas, a manutenção é uma ação para manter, sustentar, consertar ou conservar todos os componentes que demandem cuidados para seu bom funcionamento. De modo geral, os tipos de manutenção são divididos em três grupos: preventiva, preditiva e corretiva. Dessa forma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de manutenção às suas respectivas definições.
Coluna 1
1. Preventiva.
2. Preditiva.
3. Corretiva.
Coluna 2
( ) É uma manutenção periódica que visa reduzir ou evitar a falha, quebra ou perda de desempenho dos componentes do trator agrícola. Baseia-se em um plano de manutenção, previamente elaborado, que considera a vida útil dos componentes e o tempo de serviço do trator. Um exemplo é a troca de óleo do motor dentro do período especificado pelo manual do fabricante do trator. Por seguir uma periodicidade, ela possibilita um melhor planejamento das operações e evita surpresas durante a execução, como paradas para reparos ou troca de componentes.
( ) É a manutenção mais antiga entre os três principais grupos. Tem o objetivo de corrigir falhas, quebras ou defeitos que venham a acontecer com algum dos componentes dos tratores agrícolas. Em si, não pode ser considerada uma manutenção de emergência, pois uma intervenção pode ser planejada quando um componente apresenta perda de desempenho. Com isso, essa manutenção é dividida em dois tipos: não planejada e planejada.
( ) Tem o objetivo de tentar prever o estado dos componentes do trator agrícola baseando-se na coleta de dados do trator, nas medições em campo e no histórico de falhas e quebras dos componentes. Um exemplo é coletar uma pequena quantidade de óleo do motor e analisá-la utilizando equipamentos específicos para essa finalidade, visando encontrar no óleo qualidade suficiente para postergar sua troca, considerando o tempo especificado pelo manual do fabricante.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: