Em um sistema público de abastecimento, aquantidade de água consumida varia em função dotempo, das condições climáticas, assim como doshábitos da população. Durante o dia, a vazãofornecida por uma rede pública varia continuamente,a vazão supera o valor médio, atingindo valoresmáximos em torno do meio-dia. No período noturno,o consumo cai abaixo da média, apresentando valoresmínimos nas primeiras horas da madrugada. Então, énecessário que se estabeleçam coeficientes queexprimam a variação da vazão de consumo para odimensionamento das diversas unidades de umsistema público de abastecimento de água. Com basenos dados apresentados abaixo, calcule a estimativada vazão média de consumo diário, a máxima vazãodiária, a máxima e a mínima vazão horária, visandoao abastecimento de uma cidade cuja população é de250.000 habitantes.
Coeficientes:
K1 – Máxima vazão diária: exprime a relação entre amaior vazão diária verificada no ano e a vazão médiadiária no ano;
K2 – Máxima vazão horária: exprime a relação entre amaior vazão observada em um dia e a vazão médiahorária no mesmo dia;
K3 – Mínima vazão horária: exprime a relação entre avazão mínima e a vazão média anual;
Dados:
• População de projeto:
P = 250.000 habitantes
• Consumo per capta:
q = 120 l/dia.habitante
Coeficientes:
K1 = 1,2;
K2 = 1,5;
K3 = 0,5.
Fórmulas:
Vazão média diária em l/s: QM = (P*q)/86.400
Vazão máxima diária em l/s: QDMAX = K1*QM
Vazão máxima horária em l/s: QHMAX =K1*K2*QM
Vazão mínima horária em l/s: QHMIN = K3*QM
Considerando os dados apresentados, assinale aopção que corresponde aos valores corretos deQM, QDMAX, QHMAX e QHMIN, em l/s.