Os espectros de absorção e emissão na região da luz visível para o ...
🏢 CESGRANRIO🎯 Petrobras📚 Química Geral
#Práticas de Laboratório#Instrumentação e Procedimentos Básicos
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca CESGRANRIO no concurso para Petrobras. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Práticas de Laboratório, Instrumentação e Procedimentos Básicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 54 e 55.
O termo espectroscopia se refere ao estudo da interação da matéria com ondas eletromagnéticas ou, mais amplamente, com fontes de energia, incluindo, também, feixes de partículas como elétrons. O espectro eletromagnético abrange desde ondas de rádio (grandes comprimentos de onda) até raios X (pequenos comprimentos de onda). entre esses extremos, há a radiação na região do infravermelho (IV), do visível e do ultravioleta (UV). A região da luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético, que compreende radiações entre, aproximadamente, 400 e 700 nm. As técnicas espectroscópicas desempenharam um papel central na descoberta de novos elementos e, também, na evolução do conhecimento sobre a estrutura do átomo, como feito por Niels Bohr, ao estudar os espectros de absorção e emissão dos átomos.
Os espectros de absorção e emissão na região da luz visível para o átomo de hidrogênio foram estudos feitos por Balmer. Nessa região do espectro eletromagnético, ele observou um conjunto de quatro linhas: 656 nm, 486 nm, 434 nm e 410 nm. Considerando-se que as transições eletrônicas observadas por Balmer no espectro de absorção partem do segundo nível energético do átomo de hidrogênio, a absorção da radiação de comprimento de onda de 656 nm leva o elétron ao