O diagnóstico da doença cárie é um fator essencial para a elaboração de um plano de tratamento abrangente, no qual a decisão terapêutica deve estar de acordo com os princípios de promoção da saúde e medidas preventivas, a fim de substituir intervenções desnecessárias. Neste sentido, considere as proposições a seguir:
I- A inspeção visual de lesões ativas de cárie sem cavidade revela uma superfície fosca ou opaca. À inspeção tátil, ao passar o explorador, da parte hígida do dente para a parte com lesão, é possível sentir a rugosidade da superfície da lesão.
II- A inspeção visual de lesões inativas sem cavidade mostra uma superfície lisa e brilhante. À inspeção tátil (ao passar o explorador com ponta arredondada), da parte hígida do dente para a parte com a lesão, não se observa rugosidade, uma vez que a superfície se encontra lisa.
III- Nas lesões ativas com cavidade em dentina, observa-se tecido com coloração amarelada, amolecido e úmido. Ao redor da cavidade, em geral, o esmalte também apresenta características de lesão ativa.
IV- Nas lesões ativas com cavidade em dentina, o tecido encontra-se endurecido e seco e, na maioria das vezes, escurecido. O esmalte circundante também apresenta características de lesão ativa.
É CORRETO o que se afirma em: