Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200376411

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobr...

📅 2018🏢 IBADE🎯 Prefeitura de Presidente Kennedy - ES📚 Língua Portuguesa
#Formação das Palavras#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca IBADE no concurso para Prefeitura de Presidente Kennedy - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Formação das Palavras, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200376411
Ano: 2018Banca: IBADEOrganização: Prefeitura de Presidente Kennedy - ESDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Formação das Palavras | Morfologia
Texto associado
Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
    Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
    Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado.
O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras “PUXA-SACO" e “PÉ-NO-SACO”, utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200139938Língua Portuguesa

Assinale a característica que NÃO faz parte de um editorial.

#Análise Textual
Questão 457941200171560Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941200951377Língua Portuguesa

No trecho: “Em 2013, foram três milhões de toneladas a mais em relação ao ano anterior - o que significa um aumento de 4,1%.”, a vírgula foi corretame...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201445557Língua Portuguesa

Em “As grandes descobertas tornam os homens GÊNIOS.”, a palavra em destaque funciona como:

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941201590127Língua Portuguesa

Em "... é um registro da nossa sensibilidade, que ORA gargalha em grupo, ORA busca o silêncio e a solidão.”, os conectivos destacados têm o valor de:

#Conjunções#Morfologia
Questão 457941201692632Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras grafadas segundo a ortografia oficial da língua portuguesa.

#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Formação das PalavrasQuestões do IBADE