Apesar de não estar presente em 100% dos municípios brasileiros, as estações de tratamento de efluentes (ETE) são extremamente importantes para a manutenção da qualidade dos corpos hídricos do país e também para garantia da saúde pública. Dentre as tecnologias utilizadas está a de lagoas, e as suas principais vantagens são a facilidade de construção, operação e manutenção e respectivos custos reduzidos, além da sua satisfatória resistência a variações de carga (SPERLING,1996, apud FEC UNICAMP, 2018). Em relação ao sistema de lagoas, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das vantagens do uso de lagoas para o tratamento de efluentes é a necessidade de pequenas áreas para a sua construção.
II. A principal função da lagoa de maturação é a remoção de matéria orgânica do efluente.
III. Lagoas facultativas são constituídas basicamente por três regiões: zona anaeróbia, zona aeróbia e zona facultativa.
IV. A grande vantagem das lagoas aeradas por agitadores mecânicos está associada ao baixo consumo de energia elétrica.
V. O efluente que sai de uma lagoa aerada de mistura completa possui uma grande quantidade de matéria suspensa e necessita de um tratamento complementar, normalmente constituído por uma lagoa de decantação.
Estão corretas as afirmativas: