Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200386875

Assinale a alternativa que apresenta, nos parênteses, a correta cla...

📅 2019🏢 INSTITUTO AOCP🎯 Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE📚 Língua Portuguesa
#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca INSTITUTO AOCP no concurso para Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200386875
Ano: 2019Banca: INSTITUTO AOCPOrganização: Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia dos Pronomes
Texto associado

Analise os textos I e II para responder às questões 01 a 10.

Texto I

Disponível em: <http://coisasdamiroca.centerblog.net/8058->. Acesso em:10 nov. 2019.


Texto II

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Gabriela Glette

Nos últimos anos, diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros e podem nos ajudar a viver mais. É o que aponta um recente estudo feito por pesquisadores da American Heart Association.

O resultado veio após diversas análises em banco de dados, constatando que, de modo geral, donos de cães diminuem o risco de morte prematura em pelo menos 24%. Além disto, os cachorros podem ser ótimos para quem já sofreu uma doença cardiovascular, como infartos e derrames, reduzindo em cerca de um terço os riscos dessas pessoas voltarem a apresentar esses problemas.

A pesquisa foi realizada com 300 mil suecos – com idades entre 40 e 85 anos – e que já sofreram um infarto ou ataque isquêmico. Entre os sobreviventes de ataques isquêmicos que viviam com cachorros, o risco de morte era 33% menor em comparação com quem vivia sozinho. Já para os donos de cães que já tiveram derrames, o risco de morrer era 27% menor.

Em uma segunda pesquisa, foram analisados dados de cerca de 3,8 milhões de pessoas maiores de 18 anos. O resultado é que, entre os donos de cães, o risco de morte precoce era 24% inferior em relação ao resto da população, e as chances de se ter um ataque cardíaco caíam em 65%.

Outras pesquisas já comprovaram que ter um cachorro em casa pode melhorar nossa saúde cardiovascular. Se ter uma boa saúde é o resultado de um conjunto de fatores associados – como uma boa alimentação e a prática frequente de exercícios, a resposta para o bem que um cachorro pode nos oferecer pode estar diretamente ligada com a questão da companhia. Diversos outros estudos mostraram que a solidão pode ser extremamente prejudicial à saúde. Você ainda tem dúvidas quanto a adotar um cachorro?


A estreita ligação entre solidão e saúde

Existe uma diferença enorme entre solitude e solidão. O ser humano precisa de momentos em que esteja sozinho, porém aquela sensação de desamparo e angústia que acompanha a solidão é prejudicial à saúde.

Um estudo do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Nova York, inclusive, comprovou que pessoas mais solitárias eram as que mais possuíam problemas cardíacos. Proteção, afeto, segurança e relacionamento com o próximo são essenciais para a saúde mental – e física também do ser humano. Infelizmente, algumas pessoas não possuem familiares próximos ou moram em um país distante. E é aí que os cachorros podem desempenhar um papel fundamental em nossas vidas.


Adaptado de: <https://www.hypeness.com.br/2019/10/ter-um-cachorro-pode-te-ajudar-a-viver-mais-aponta-estudo/>. Acesso em: 15 out. 2019.

Assinale a alternativa que apresenta, nos parênteses, a correta classificação para a palavra em destaque no devido contexto em que está empregada no texto.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200058403Língua Portuguesa

Considerando os aspectos relacionados à organização das informações, à estruturação do texto de apoio e aos sentidos por ele expressos, julgue o segui...

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201195311Língua Portuguesa

Em “Fotos e vídeos agressivos têm um efeito real sobre a nossa qualidade de vida.”, o termo destacado

#Acentuação Gráfica: Acento Diferencial#Ortografia
Questão 457941201333265Língua Portuguesa

É possível afirmar que a autora da mensagem participou como personagem de algumas histórias das tirinhas de Mafalda, pois ela diz ter brincado muitas ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201427240Língua Portuguesa

No contexto da oração “Mas sente-se!”, o “se” é classificado como

#Funções Morfossintáticas do Pronome SE#Morfologia
Questão 457941201901111Língua Portuguesa

Em relação à pontuação empregada no último parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.

#Emprego do Ponto e Vírgula#Pontuação
Questão 457941202069111Língua Portuguesa

Considerando o uso e a função das palavras em destaque nos seguintes excertos, assinale a alternativa que as analisa corretamente.

#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia dos PronomesQuestões do INSTITUTO AOCP