Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Comunicação Oficial e Redação Administrativa/
  4. Questão 457941200389290

O texto “Eleições no Brasil" apresenta de forma sucinta o histórico...

📅 2015🏢 CONSULPLAN🎯 TRE-MG📚 Comunicação Oficial e Redação Administrativa
#Comunicações Oficiais#Uso de Pronomes de Tratamento

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca CONSULPLAN no concurso para TRE-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Comunicação Oficial e Redação Administrativa, especificamente sobre Comunicações Oficiais, Uso de Pronomes de Tratamento.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200389290
Ano: 2015Banca: CONSULPLANOrganização: TRE-MGDisciplina: Comunicação Oficial e Redação AdministrativaTemas: Comunicações Oficiais | Uso de Pronomes de Tratamento
Texto associado

Eleições no Brasil

   As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente.

   Atualmente no Brasil ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. À exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos têm mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma: eleições federais e estaduais – para os cargos de: Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual; eleições municipais – para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores.

   As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único. Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.

   Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.

   O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), sendo um em cada estado, território ou Distrito, pelos Juízes Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. Todos estes órgãos são regidos pelo Código Eleitoral, que estabelece as competências de cada órgão/segmento.

   Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, o voto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo necessário justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, sob pena de multa.

   Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.

(Disponível em: http://www.infoescola.com/direito/eleicoes‐no‐brasil/. Acesso em: 10/03/2015.)

O  texto “Eleições no Brasil" apresenta de  forma sucinta o histórico do processo eleitoral e as normas em vigor. No  segundo parágrafo, a autora cita: os cargos eletivos que são disputados no âmbito federal e estadual, para os cargos  de: “Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual; eleições  municipais – para os  cargos de Prefeito  (e vice) e Vereadores". Sabe-se que, ao  serem eleitos e empossados  serão  diferencialmente tratados, inclusive pelo emprego dos pronomes de tratamento e vocativos que obedecem à secular  tradição. O vocativo “Excelentíssimo Senhor" deve ser empregado ao se referir às seguintes autoridades:  
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200306442Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Para que o órgão responsável pela gestão administrativa transmita instruções sobre novos procedimentos para as movimentações de pessoal (carreira) a t...

#Estrutura do Documento de Ofício#Modelo de Ofício
Questão 457941200435456Comunicação Oficial e Redação Administrativa

“Em linguagem jurídica, é toda espécie de comunicação oficial entre representantes dos poderes públicos, em especial, a que é enviada pelo poder execu...

#Regulamentação#Fundamentos da Comunicação Oficial#Categorias de Documentos#Comunicação Formal
Questão 457941200840769Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Sobre o memorando, analise as afirmativas a seguir. I. É uma comunicação muito utilizada para correspondência entre departamentos de uma mesma institu...

#Assuntos Diversos
Questão 457941201243842Comunicação Oficial e Redação Administrativa

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos ...

#Comunicações Oficiais#Assinatura Oficial#Guia Oficial de Redação Governamental
Questão 457941201638974Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Sabe-se que a utilização do e-mail se tornou prática comum na Administração Pública. Utilizando-o como um documento oficial, pode-se afirmar que, quan...

#Email#Categorias de Documentos
Questão 457941202006706Comunicação Oficial e Redação Administrativa

Quanto ao emprego do pronome de tratamento (reverência) “vós”, é INCORRETO afirmar que:

#Comunicações Oficiais#Uso de Pronomes de Tratamento

Continue estudando

Mais questões de Comunicação Oficial e Redação AdministrativaQuestões sobre Comunicações OficiaisQuestões do CONSULPLAN