A disseminação de enterobactérias produtoras de KPC é considerada u...
🏢 PR-4 UFRJ🎯 UFRJ📚 Enfermagem: Teoria e Prática
#Biossegurança na Prática de Enfermagem#Infecção Nosocomial
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca PR-4 UFRJ no concurso para UFRJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Biossegurança na Prática de Enfermagem, Infecção Nosocomial.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A disseminação de enterobactérias produtoras de KPC é considerada um grave problema clínico e epidemiológico que vem afetando instituições de saúde em vários estados do Brasil. De acordo com a NOTA TÉCNICA nº 01/2013, as medidas específicas de prevenção e controle são:
I) Prever a disponibilidade de insumos para higienização das mãos para todos os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes; assim como avaliar a necessidade de implementar medidas de coorte em relação a proissionais de saúde e pacientes.
II) Aplicar, durante o transporte intra-institucional e interinstitucional, as medidas de precauções de contato, em adição às precauções padrão, para os proissionais que entram em contato direto com o paciente, incluindo o reforço nas medidas de higiene do ambiente.
III) Interrupção da assistência em serviços de saúde como medida a ser adotada de forma sistemática no controle de microrganismos multirresistentes.
IV) O cuidado com o paciente (colonizado ou infectado) portador de agente produtor de carbapenemase deve, preferencialmente, ser por um corpo proissional exclusivo.
V) Avaliar a necessidade de implantar coleta de culturas de vigilância, de acordo com o perfil epidemiológico da instituição.