Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200422138

O vocábulo “colaborar” apresenta como último processo de formação a...

📅 2022🏢 Avança SP🎯 Câmara de Ribeirão Pires - SP📚 Língua Portuguesa
#Formação das Palavras#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca Avança SP no concurso para Câmara de Ribeirão Pires - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Formação das Palavras, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200422138
Ano: 2022Banca: Avança SPOrganização: Câmara de Ribeirão Pires - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Formação das Palavras | Morfologia
Texto associado
O silêncio incomoda

Como trabalho em casa, assisto a um grande número de jogos e programas esportivos, alguns porque gosto e outros para me manter atualizado, vejo ainda muitos noticiários gerais, filmes, programas culturais (são pouquíssimos) e também, por curiosidade, muitas coisas ruins. Estou viciado em televisão.

Não suporto mais ver tantas tragédias, crimes, violências, falcatruas e tantas politicagens para a realização da Copa de 2014.

Estou sem paciência para assistir a tantas partidas tumultuadas no Brasil, consequência do estilo de jogar, da tolerância com a violência e do ambiente bélico em que se transformou o futebol, dentro e fora do campo.

Na transmissão das partidas, fala-se e grita-se demais. Não há um único instante de silêncio, nenhuma pausa. O barulho é cada dia maior no futebol, nas ruas, nos bares, nos restaurantes e em quase todos os ambientes. O silêncio incomoda as pessoas. 

É óbvio que informações e estatísticas são importantíssimas. Mas exageram. Fala-se muito, mesmo com a bola rolando. Impressiona-me como se formam conceitos, dão opiniões, baseados em estatísticas que têm pouca ou nenhuma importância.

Na partida entre Escócia e Brasil, um repórter da TV Globo deu a “grande notícia”, que Neymar foi o primeiro jogador brasileiro a marcar dois gols contra a Escócia em uma mesma partida.

Parece haver uma disputa para saber quem dá mais informações e estatísticas, e outra, entre os narradores, para saber quem grita gol mais alto e prolongado. Se dizem que a imagem vale mais que mil palavras, por que se fala e se grita tanto?

Outra discussão chata, durante e após as partidas, é se um jogador teve a intenção de colocar a mão na bola e de fazer pênalti, e se outro teve a intenção de atingir o adversário. Com raríssimas exceções, ninguém é louco para fazer pênalti nem tão canalha para querer quebrar o outro jogador.

O que ocorre, com frequência, é o jogador, no impulso, sem pensar, soltar o braço na cara do outro. O impulso está à frente da consciência. Não sou também tão ingênuo para achar que todas as faltas violentas são involuntárias.

Não dá para o árbitro saber se a falta foi intencional ou não. Ele precisa julgar o fato, e não a intenção. Eles precisam ter também bom senso, o que é raro no ser humano, para saber a gravidade das faltas.

Muitas parecem iguais, mas não são. Ter critério não é unificar as diferenças.

Tostão, Folha de S.Paulo, caderno D, “esporte”.
O vocábulo “colaborar” apresenta como último processo de formação a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200099146Língua Portuguesa

Analise as expressões abaixo. Assinale a que foi construída de forma incorreta, em relação à regência verbal.

#Sintaxe#Regência Verbal e Nominal
Questão 457941200320151Língua Portuguesa

Considere o excerto: “E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara.” Neste contexto, a personagem se utiliza de formas pronomin...

#Morfologia Verbal#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Pronomes Possessivos#Morfologia dos Pronomes#Flexão de Número Verbal#Flexão de Pessoa Verbal
Questão 457941200529455Língua Portuguesa

Considere o seguinte excerto: “(...) as áreas de mineração se intersectam com o que é considerado “habitat crítico”, isto é, regiões cruciais para a b...

#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941200569872Língua Portuguesa

O vocábulo ‘aliás’, que ocorre no excerto “Aliás, é por isso que não existem bandeiras antigas com essa cor”, atua como uma expressão denotadora de:

#Semântica Contextual#Sentido Literal e Figurado#Análise Textual
Questão 457941201255874Língua Portuguesa

Na primeira parte do texto, o autor utiliza a palavra “infraestrutura”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para tal palavra:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201688777Língua Portuguesa

De acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta a forma correta quanto ao uso do modo imperativo negati...

#Morfologia Verbal#Formação do Imperativo

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Formação das PalavrasQuestões do Avança SP