Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200449332

Dos fragmentos abaixo, aquele em que a conjunção coordenativa E, em...

📅 2016🏢 COSEAC🎯 Prefeitura de Niterói - RJ📚 Língua Portuguesa
#Conjunções#Regência Verbal e Nominal#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe#Morfologia

1

457941200449332
Ano: 2016Banca: COSEACOrganização: Prefeitura de Niterói - RJDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Conjunções | Regência Verbal e Nominal | Orações Coordenadas Sindéticas | Sintaxe | Morfologia
Texto associado

Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.

O Brasil é minha morada


1     Permita-me que lhes confesse que o Brasil é a minha morada. O meu teto quente, a minha sopa fumegante. É casa da minha carne e do meu espírito. O alojamento provisório dos meus mortos. A caixa mágica e inexplicável onde se abrigam e se consomem os dias essenciais da minha vida.


2     É a terra onde nascem as bananas da minha infância e as palavras do meu sempre precário vocabulário. Neste país conheci emoções revestidas de opulenta carnalidade que nem sempre transportavam no pescoço o sinete da advertência, justificativa lógica para sua existência.


3     S e m dúvida, o Brasil é o paraíso essencial da minha memória. O que a vida ali fez brotar com abundância, excedeu ao que eu sabia. Pois cada lembrança brasileira corresponde à memória do mundo, onde esteja o universo resguardado. Portanto, ao apresentar-me aqui como brasileira, automaticamente sou romana, sou egípcia, sou hebraica. Sou todas as civilizações que aportaram neste acampamento brasileiro.


4     Nesta terra, onde plantando-se nascem a traição, a sordidez, a banalidade, também afloram a alegria, a ingenuidade, a esperança, a generosidade, atributos alimentados pelo feijão bem temperado, o arroz soltinho, o bolo de milho, o bife acebolado, e tantos outros anjos feitos com gema de ovo, que deita raízes no mundo árabe, no mundo luso.


5     Deste país surgiram inesgotáveis sagas, narradores astutos, alegres mentirosos. Seres anônimos, heróis de si mesmos, poetas dos sonhos e do sarcasmo, senhores de máscaras venezianas, africanas, ora carnavalescas, ora mortuárias. Criaturas que, afinadas com a torpeza e as inquietudes do seu tempo, acomodam-se esplêndidas à sombra da mangueira só pelo prazer de dedilhar as cordas da guitarra e do coração.


6     Neste litoral, que foi berço de heróis, de marinheiros, onde os saveiros da imaginação cruzavam as águas dos mares bravios em busca de peixes, de sereias e da proteção de Iemanjá, ali se instalaram civilizações feitas das sobras de outras tantas culturas. Cada qual fincando hábitos, expressões, loucas demências nos nossos peitos.


7     Este Brasil que critico, examino, amo, do qual nasceu Machado de Assis, cujo determinismo falhou ao não prever a própria grandeza. Mas como poderia este mulato, este negro, este branco, esta alma miscigenada, sempre pessimista e feroz, acatar uma existência que contrariava regras, previsões, fatalidades? Como pôde ele, gênio das Américas, abraçar o Brasil, ser sua face, soçobrar com ele e revivê-lo ao mesmo tempo?


8     Fomos portugueses, espanhóis e holandeses, até sermos brasileiros. Uma grei de etnias ávidas e belas, atraída pelas aventuras terrestres e marítimas. Inventora, cada qual, de uma nação foragida da realidade mesquinha, uma espécie de ficção compatível com uma fábula que nos habilite a frequentar com desenvoltura o teatro da história.


(PIÑON, Nélida. Aprendiz de Homero. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008, p. 241-243, fragmento.)

Dos fragmentos abaixo, aquele em que a conjunção coordenativa E, em destaque, está empregada em sentido distinto das demais é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca COSEAC no concurso para Prefeitura de Niterói - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Conjunções, Regência Verbal e Nominal, Orações Coordenadas Sindéticas, Sintaxe, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200199359Língua Portuguesa

Dentre as palavras abaixo, a que NÃO apresenta dígrafo é:

#Fonologia#Encontros Consonantais e Dígrafos
Questão 457941200238903Língua Portuguesa

No fragmento do ensaio “Castro, ouves a poesia negra?” (texto 4), o escritor negro Luiz Silva, conhecido como Cuti, elege como seu interlocutor o poet...

#Análise Textual
Questão 457941200376578Língua Portuguesa

Com a mudança de posição do termo em destaque, altera-se o sentido fundamental do enunciado em:

#Uso dos Conectivos#Sintaxe
Questão 457941200453399Língua Portuguesa

A relação lógico-semântica estabelecida pelas expressões sublinhadas na frase “Tanto a Administração quanto as Ciências Contábeis permitem ascensão a ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Sintática#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941200607897Língua Portuguesa

Tendo em vista sintaxe do período “Cada um do seu jeito, cada professor pode interromper a inércia da desesperança ao provocar um inquieto amor pelo s...

#Sintaxe
Questão 457941200665363Língua Portuguesa

O esquecimento de uma informação recém-utilizada se dá, de acordo com a professora do Centro Universitário Tiradentes,

#Análise Textual
Questão 457941200669192Língua Portuguesa

Em “Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’”, as p...

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200916836Língua Portuguesa

“Dessa relação teve Anna Maria, sua única filha.” (linhas 6-7) O pronome sublinhado no sintagma “dessa relação” atua na coesão textual:

#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941201319462Língua Portuguesa

Pode-se afirmar que todas as palavras a seguir são sinônimas de “exuberância”, presente na primeira linha do último parágrafo, EXCETO

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201872515Língua Portuguesa

No período "Sabemos que não podemos nos livrar totalmente desse contexto, mas podemos diminuir o uso da tela antes de dormir, fazer intervalos regular...

#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre ConjunçõesQuestões do COSEAC