Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200468768

Em: “Nas últimas décadas, nos acostumamos a um ritmo frenético, ini...

📅 2021🏢 Fundação CETAP🎯 PGE-PA📚 Língua Portuguesa
#Estrutura das Palavras#Morfologia Verbal#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Acentuação Gráfica: Acento Diferencial#Ortografia#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca Fundação CETAP no concurso para PGE-PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Estrutura das Palavras, Morfologia Verbal, Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras, Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo, Acentuação Gráfica: Acento Diferencial, Ortografia, Morfologia dos Pronomes, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200468768
Ano: 2021Banca: Fundação CETAPOrganização: PGE-PADisciplina: Língua PortuguesaTemas: Estrutura das Palavras | Morfologia Verbal | Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras | Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo | Acentuação Gráfica: Acento Diferencial | Ortografia | Morfologia dos Pronomes | Morfologia
Texto associado

VÍNCULOS DO TEMPO

O ritmo frenético não justifica deixar de fazer o que é relevante.

    É preciso ir devagar se quisermos ir longe, diz o ditado, com a sabedoria das constatações simples, aquelas que nascer da observação da natureza. Os Índios, por exemplo, são mestres no ofício de tirar lições de vida a partir das circunstâncias que lhes cercam e determinam sua existência. O céu, o rio, a floresta, as estações, tudo para os Índios tem um valor que nós, habitantes da cidade, com frequência subestimamos - o valor sublime daguilo que nos é dado pelo universo. Como o tempo.

    Apesar de tentarmos controlá-lo com ponteiros ou telas digitais, o tempo não é mensurável por um único padrão. Ele acelera e desacelera de acordo com nosso estado de espirito. Há o tempo medido pela urgência, quando um prazo se impõe. Há o tempo do lazer, da conversa agradável, que se dissipa num piscar de olhos. Há o tempo preguiçoso, que escore por entre os dedos desperdiçado coma água preciosa. Há o tempo de festa e o tempo de luto, cada um dura quanto deve durar, mais curto e intenso para uns, mais longo e diluído para outros. É subjetiva, portanto, a percepção do tempo, esse “tambor de todos os ritmos”, na definição precisa de Caetano Veloso.

     Nas últimas décadas, nos acostumamos a um ritmo frenético, inimaginável para nossos pais e avós. Os avanços da tecnologia multiplicaram nossas obrigações. ironicamente, cada facilidade a que temos acesso corresponde a uma dificuldade exira, uma tarefa adiclonal. O celular, por exemplo, nos franqueia o contato imediato com o mundo, mas demanda atenção a inúmeros grupos, nem todos realmente importantes. Com tantas facilidades ao nosso dispor, ficou mais complicado conciliar todas as esferas da vida - trabalho, estudo, família, amigos, lazer. Assim, engolidos pela rotina, vamos passando os dias sem dedicar um minuto a nós mesmos ou negligenciando os que nos são mais próximos.

    Até que ponto, no entanto, as múltiplas distrações da vida modema são desculpa para não fazermos o que mais importa?

    Algumas pessoas têm um admirável talento para fazer o tempo render, a convicção de que quinze minutos da agenda é tempo precioso. Fazem tudo com consciência, aproveitam cada reunião, cada conversa, para extrair o máximo do momento. Além de excelentes administradores do tempo, são notáveis gestores da informação que recebem - o que também os faz economizar tempo para apreciá-lo da maneira que se deve.

    Conheço executivos que só comissionam trabalhos a quem “não tem tempo”. Sabem que os profissionais mais demandados produzirão o tempo extra que for necessário. Sim, porque é possivel fazer o própriotempo.

    O distanciamento social mudou um pouco nossa relação com o tempo. Reduzimos a marcha, o que nos deu a oportunidade de rever a maneira como o desfrutamos. É esse o momento de encarar aquele projeto pessoal tantas vezes adiado. Pode ser o que for: testar uma receita nova, planejar uma viagem dos sonhos para quando tudo isso passar, se dedicar a montar a árvore genealógica da família, ler aquete clássico com calma que ele merece. E, sobretudo, conviver mais com quem amamos. Aliás, é sempre bom lembrar que o tempo compartilhado com alguém é a mais poderosa força criadora de vínculos.

FONTE: DINIZ, Lucília. Veja, 14/04/21

Em: “Nas últimas décadas, nos acostumamos a um ritmo frenético, inimaginável para nossos pais e avós.”, não se pode afirmar que:  
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200057927Língua Portuguesa

Analise a partícula "se" e identifique a alternativa em que há falha na análise morfológica.

#Funções Morfossintáticas do Pronome SE
Questão 457941200068550Língua Portuguesa

A partícula "só" em: "(...) só que alguns estão olhando para as estrelas." não sofre flexão de número, se levada ao plural, como ocorre em:

#Adjetivos#Advérbios#Morfologia
Questão 457941200334024Língua Portuguesa

O texto “Jovial” trata:

#Análise Textual
Questão 457941201701000Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que analise corretamente a oração "(...) dirigida por Oscar Eustin (...)” em: "Nessa adaptação, dirigida por Oscar Eustin, o pe...

#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Subordinadas Adverbiais
Questão 457941201991429Língua Portuguesa

Das frases, em apenas uma alternativa há desobediência à norma padrão, identifique-a:

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal#Dificuldades da Língua Padrão
Questão 457941202060931Língua Portuguesa

O excerto: "Tornei-me um ser não vivo. E tenho lembranças fragmentadas daquela época." apresenta um deslize em relação à norma culta de:

#Regência Verbal e Nominal#Colocação Pronominal#Análise Textual#Sintaxe#Morfologia dos Pronomes#Concordância Verbal e Nominal#Estrutura Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Estrutura das PalavrasQuestões do Fundação CETAP