///
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca COPS-UEL no concurso para CBM-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Geografia Geral e Humana, especificamente sobre Impactos Ambientais e Soluções Urbanas, Geografia Ambiental.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A conjunção entre ausência de políticas públicas de habitação para a população de baixa renda, urbanização acelerada e concentrada e processo de segregação socioespacial agrava os riscos ambientais urbanos nas metrópoles brasileiras.
II. A falta de fiscalização por parte do poder público contribui para a multiplicação de práticas como o parcelamento irregular da terra urbana, o que tem reflexos no aumento de pontos do tecido urbano sujeitos a riscos ambientais graves.
III. No que diz respeito aos riscos ambientais urbanos, os processos de periferização e favelização são complementares e favorecem a ocorrência de deslizamentos, surtos de doenças e vítimas fatais.
IV. Segundo o texto, o aumento do valor dos terrenos periféricos seria uma solução para a questão habitacional nas metrópoles, pois inibiria a expansão desordenada fazendo com que a população de baixa renda deixasse de ocupar áreas propensas a riscos ambientais.
Assinale a alternativa correta.