///
Marque V, para verdadeira, e F, para falsa, nas afirmativas abaixo, relativas ao movimento do Jornalismo Público ou Cívico, que tomou forma na década de 1990 nos Estados Unidos, a partir de experiências de engajamento com as comunidades a que atendiam. (ROTHBERG, 2011)
I. O jornalismo público estimula a discussão de meios para a resolução de problemas, mas não deve defender meios específicos para enfrentá-los.
II. A neutralidade não mais persiste como meta para a atividade jornalística, pois o profissional precisa tomar partido, aderindo aos posicionamentos dos veículos em que atua.
III. Uma comunidade mais forte tende a ler mais jornais; enquanto a alienação e a passividade são forças contrárias, relacionadas à diminuição da circulação de jornais.
IV. O jornalismo público considera adequadas as formas tradicionais de relacionamento com as fontes e autoridades, pois os jornalistas fazem parte da elite intelectual e devem extrair conhecimento de quem está no poder.
Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é:
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca UFMG no concurso para UFMG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Gestão de Fontes, Métodos de Pesquisa Jornalística, Jornalismo Especializado, Jornalismo Público, Práticas Jornalísticas, Ética no Jornalismo, Objetividade e Imparcialidade no Jornalismo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.