Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200497665

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e, ainda, conside...

📅 2019🏢 CIEE🎯 TRE-DF📚 Língua Portuguesa
#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal

1

457941200497665
Ano: 2019Banca: CIEEOrganização: TRE-DFDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Sintaxe | Concordância Verbal e Nominal
Texto associado

Combate à desigualdade pela raiz

Cotidianamente, todos nós nos deparamos com o passivo que nosso sistema educacional gera ano a ano. Por mais confortável e estruturada que esteja nossa vida e por melhor que tenha sido a nossa formação e a de nossos filhos, a lacuna que o sistema gera para um contingente tão grande de brasileiros impacta a qualidade de vida, o dia a dia de todos nós. [...]

Quanto à educação formal, pode-se dizer que tal investimento não começa apenas nos ensinos fundamental e médio: se dá a partir da educação infantil. Sabe-se que os investimentos, ainda na primeira infância, não só reduzem a desigualdade, mas também produzem ganhos tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. A questão de fundo, porém, continua sendo: por que algumas crianças vão tão longe e outras ficam condenadas aos limites de sua inserção social? 

A falta de condições necessárias para desenvolver seu potencial acaba impedindo a mobilidade de um enorme contingente de crianças e jovens. Isso pode ser causado por inúmeros fatores sociais, econômicos, culturais, familiares. No entanto, entre eles, é possível destacar a quantidade e qualidade dos estímulos e informações aos quais os indivíduos são submetidos desde pequenos. 

Tal constatação pode parecer simples, e a resposta imediata a esse problema seria, então, ampliar o nível de exposição de todos à informação e a práticas culturais qualificadas. Sem dúvida, isso é parte da solução, mas, infelizmente, não é suficiente. Para além do contato com a informação, são necessárias interações que promovam o desenvolvimento de capacidades que levem os sujeitos a ultrapassar o mero consumo de conhecimentos. Trata-se, portanto, de colocar a ênfase no processamento e na produção de ideias, reflexões e respostas. E isso se dá por meio da interação com os adultos e com os objetos de conhecimento. A diferença vai se estabelecendo na qualidade da interação cotidiana e na forma de estimular e acreditar na capacidade daquele pequeno ser. [...]

Atualmente, muitas crianças brasileiras já têm acesso a livros, bibliotecas, laptops, celulares etc. Entretanto, as práticas dos atores que mediam o acesso a essas “tecnologias” são muito diversificadas. E é nesse espaço invisível que se configuram a marginalização e as diferenças na qualidade do relacionamento que as crianças têm com a cultura letrada. Um educador que utiliza estruturas mais sofisticadas da língua para se comunicar com seus alunos, ainda que bem pequenos, e propõe atividades que os incentivem a aprender sobre e a partir da linguagem, oferecerá um contexto favorável ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que amplificam seu potencial cognitivo. Em contrapartida, alunos expostos a práticas mais mecânicas, transmissivas, podem continuar limitados ao consumo do conhecimento.


A educação pode e deve promover o desenvolvimento pessoal e a inserção social, especialmente em um país com tantas desigualdades como o Brasil. É necessário entender que o acesso à informação não é suficiente para transformar a nossa realidade e que é na composição de inúmeros microaprendizados cotidianos que se cria a oportunidade de desenvolvimento cognitivo. O processo de aprendizagem é cultural e precisa de mediação qualificada desde muito cedo. Portanto, é necessário investir na produção de conhecimentos no campo da linguagem e nos saberes específicos que se dão na interface entre os domínios teórico e prático. Precisamos subsidiar os professores que atendem à primeira infância, a fim de que todas as crianças brasileiras, desde muito cedo, possam participar regularmente de situações produtivas de aprendizagem. 

(Beatriz Cardoso. O Globo. Julho de 2014. Com adaptações).

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e, ainda, considerando a pertinência linguística, assinale a afirmativa INCORRETA quanto à concordância.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CIEE no concurso para TRE-DF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Sintaxe, Concordância Verbal e Nominal.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200331079Língua Portuguesa

Comi três laranjas e duas maçãs no café da manhã. O sujeito é:

#Termos Essenciais da Oração#Sintaxe
Questão 457941200409403Língua Portuguesa

Em “O termo foi criado em 1997 pelo médico americano Steven Bratman, aliando a palavra para ‘correto’ ─ do grego orthos ─ com ‘apetite’ ─ orexis ─ (de...

#Emprego dos Parênteses#Pontuação
Questão 457941200490217Língua Portuguesa

Levando em consideração a norma-padrão da Língua Portuguesa e, ainda a vigência do Novo Acordo Ortográfico, assinale a palavra escrita corretamente.

#Ortografia
Questão 457941200831582Língua Portuguesa

Em "A sua Horto Vitae surgiu em 2013, quando Pedro tentava encontrar 'um emprego que respeitasse outros seres humanos e animais'." (7º§) o fragmento “...

#Pontuação#Emprego das Aspas
Questão 457941201088657Língua Portuguesa

O substantivo MOSCAS (l. 3), quanto à flexão de número e quanto ao gênero, é classificado, respectivamente, como:

#Substantivos#Morfologia
Questão 457941201129124Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à classificação morfológica das palavras grifadas no trecho abaixo, assinale a alternat...

#Advérbios#Morfologia#Substantivos#Adjetivos
Questão 457941201267695Língua Portuguesa

Há erro de concordância nominal na alternativa:

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201505494Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa, quanto à ocorrência de crase, assinale a alternativa correta.

#Uso da Crase
Questão 457941201618430Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa, quanto à concordância nominal, assinale a alternativa correta.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201679138Língua Portuguesa

No segmento “Não é só isso, porém, ou melhor, isso não é o principal motivo de minha opção preferindo a loucura à normalidade.” (4º§), a expressão des...

#Conjunções#Semântica Contextual#Análise Textual#Estrutura Textual#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre SintaxeQuestões do CIEE