Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200533972

Analise as afrmativas abaixo, considerando o texto 2. 1. No primeir...

📅 2014🏢 FEPESE🎯 MPE-SC📚 Língua Portuguesa
#Análise Sintática#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FEPESE no concurso para MPE-SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Sintática, Análise Textual, Sintaxe, Estrutura Textual, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200533972
Ano: 2014Banca: FEPESEOrganização: MPE-SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Sintática | Análise Textual | Sintaxe | Estrutura Textual | Morfologia
Texto associado

Texto 2

                              O Brasil como problema

     Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

     Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

     Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Analise as afrmativas abaixo, considerando o texto 2.

1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido.

2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refra à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífca colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.

3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre […]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada […], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.

4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pro nomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e e “discurso ideológico”.

5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200607956Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que a frase no plural está correta.

#Morfologia Verbal#Flexão de Número Verbal
Questão 457941200814174Língua Portuguesa

Em “Disposta a apagar de vez a lembrança daquela traumática partida, a Confederação Brasileira de Desportos – a CDB, mais tarde renomada como CBF, dec...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200882854Língua Portuguesa

Tendo em vista que um texto se estrutura com base em características gerais de um gênero discursivo específico, identifique os tipos/gêneros textuais ...

#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941201433046Língua Portuguesa

Assinale a alternativa correta em relação à análise dos elementos linguísticos destacados no trecho:“Com esse método, os criadores dizem que é possíve...

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941202016515Língua Portuguesa

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o texto. ( ) O número de idosos cresceu extraordinariamente em tod...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202035914Língua Portuguesa

Assinale a alternativa cuja frase apresente um substantivo coletivo usado corretamente.

#Substantivos#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise SintáticaQuestões do FEPESE