Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200560437

Considerando que sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala...

📅 2019🏢 Instituto Consulplan🎯 Prefeitura de Suzano - SP📚 Língua Portuguesa
#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca Instituto Consulplan no concurso para Prefeitura de Suzano - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Sintaxe, Termos Essenciais da Oração.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200560437
Ano: 2019Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Prefeitura de Suzano - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Sintaxe | Termos Essenciais da Oração
Texto associado
Pregos

    Foi de repente. Dois quadros que tenho na parede da sala despencaram juntos. Ninguém os havia tocado, nenhuma ventania naquele dia, nenhuma obra no prédio, nenhuma rachadura. Simplesmente caíram, depois de terem permanecido seis anos inertes. Não consegui admitir essa gratuidade, fiquei procurando uma razão para a queda, haveria de ter uma.
    Poucos dias depois, numa dessas coincidências que não se explicam, estava lendo um livro do italiano Alessandro Baricco, chamado “Novecentos”, em que ele descrevia exatamente a mesma situação. “No silêncio mais absoluto, com tudo imóvel ao seu redor, nem sequer uma mosca se movendo, eles, zás. Não há uma causa. Por que precisamente neste instante? Não se sabe. Zás. O que ocorre a um prego para que decida que já não pode mais?”
    Alessandro Baricco não procura desvendar esse mistério, apenas diz que assim é. Um belo dia a gente se olha no espelho e descobre que está velho. A gente acorda de manhã e descobre que não ama mais uma pessoa. Um avião passa no céu e a gente descobre que não pode ficar parado onde está nem mais um minuto. Zás. Nossos pregos já não nos seguram.
    Costumamos chamar essa sensação de “cair a ficha”, mas acho bem mais poética e avassaladora a analogia com os quadros na parede. Cair a ficha é se dar conta. Deixar cair os quadros é um pouco mais que isso, é perder a resistência, é reconhecer que há algo que já não podemos suportar. Não precisa ser necessariamente uma carga negativa, pode ser uma carga positiva, mas que nos obriga a solicitar mais força dentro de nós.
    Nascemos, ficamos em pé, crescemos e a partir daí começamos a sustentar nossas inquietações, nossos desejos inconfessos, algum sofrimento silencioso e a enormidade da nossa paciência. Nossos pregos são feitos de material maciço, mas nunca se sabe quanto peso eles podem aguentar. O quanto podemos conosco? Uma boa definição para felicidade: ser leve para si mesmo.
    Sobre os meus quadros: foram recolocados na parede. Estão novamente fixos no mesmo lugar. Até que eles, ou eu, sejamos definitivamente vencidos pelo cansaço.
(Martha Medeiros. Pregos. Em: março de 2010.)
Considerando que sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala, assinale a afirmativa transcrita do texto que apresenta sujeito oculto.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200309662Língua Portuguesa

Considere o trecho “[...] hei de comprar um bom par de cocóis: [...]” (2º§). Nele, o verbo “haver” é empregado em seu sentido

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200558587Língua Portuguesa

Tendo em vista que as figuras de linguagem são artifícios utilizados para tornar as mensagens mais expressivas, trata-se de exemplo de hipérbole:

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941201100715Língua Portuguesa

O texto apresenta-se em uma linguagem predominantemente narrativa. Contudo, além de contar os fatos, há demonstração de análise subjetiva do autor no ...

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201330624Língua Portuguesa

Durante a redação da ata de uma audiência pública sobre políticas ambientais, o redator percebeu que um dos participantes apresentou um argumento base...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201565958Língua Portuguesa

Com base na leitura do texto, tendo em vista o disposto pelo autor, é possível inferir que, EXCETO:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201833035Língua Portuguesa

As alternativas a seguir apresentam formas inadequadas de reescrever o seguinte período destacado, considerando o sentido original e a observação e ap...

#Análise Sintática#Reescrita Textual#Análise Textual#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre SintaxeQuestões do Instituto Consulplan