///
Pintura sólida: é o tipo de pintura mais básica e está disponível em uma grande parte dos veículos. Esse tipo de pintura contém pigmentos de cor e usualmente está disponível nas cores branco, vermelho e preto. As tintas utilizadas para pintura sólida contêm poliéster, ou então, poliuretano em suas fórmulas. A única diferença entre essas substâncias é que o poliéster precisa de aplicação de verniz, o que não ocorre no poliuretano. A pintura sólida, por ser mais simples, fácil e barata de ser realizada, não modifica em nenhum aspecto o valor final do veículo a ser adquirido.
Pintura metálica: possui pigmentos de alumínio em sua composição e passa por um processo que é chamado de carga de efeito, que adiciona ao pigmento uma camada de laca e flocos de alumínio. Com isso, ao receber a incidência de luz, a pintura apresenta um reflexo mais intenso e isso faz com que a cor pareça mais viva. A grande vantagem deste tipo de pintura é um efeito mais vibrante e a impressão de um carro mais fulgente e limpo, mesmo que ele não esteja. Mas a tinta metálica exige, além de mais custos, cuidados especiais.
Pintura perolizada: a mais elaborada das três, tem sua base de mica (pigmento com origem mineral) e pó de pérola, responsáveis por dar a sensação de cores diferentes, dependendo do ambiente e da luz em que o carro se encontra. A variação da cor branca em tom perolizado é um exemplo que pode ser visto com frequência nas ruas, embora seja o tipo mais caro.
De acordo com o texto, marque a alternativa que não contém um item para aplicação de uma das tintas relacionadas anteriormente.
Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca MS CONCURSOS no concurso para Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Mecânica Automotiva, especificamente sobre Reparação e Pintura Automotiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.