///
Esta questão foi aplicada no ano de 2020 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para DMAE - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, especificamente sobre Impactos Ambientais, Sistemas de Abastecimento de Água, Saneamento Básico, Meio Ambiente.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A respeito dos fundamentos do Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde (antiga Portaria MS 2914/2011), considere as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O organismo indicador mais preciso de contaminação da água é a Escherichia Coli, e sua presença deve ser interpretada como sinal inequívoco de contaminação.
( ) Coliformes totais não são indicadores adequados da qualidade da água in natura, guardando validade apenas como indicadores da qualidade da água tratada e distribuída.
( ) Em amostras de água tratada (saída do tratamento), a determinação de coliformes totais não é suficiente, uma vez que esses organismos apresentam taxa de inativação similar ou superior à taxa da Escherichia Coli.
( ) A ausência de coliformes totais na água tratada é interpretada como indicador adequado e suficiente da ausência de bactérias patogênicas; em contrapartida sua presença seria sinal de falhas no tratamento.
Assinale a sequência correta.