///
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca FUNIVERSA no concurso para SEPLAG-DF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Física Geral, especificamente sobre Mecânica dos Fluidos e Equilíbrio Estático, Princípios da Hidrostática.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra)
Com 980 quilômetros de extensão, o oleoduto corta três estados brasileiros e o Distrito Federal (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Brasília) e atende à demanda de diesel, gasolina, GLP e QVA (querosene de aviação). O terminal é operado pela Transpetro (subsidiária da PETROBRAS para armazenamento e transporte de petróleo e derivados, álcool e GLP – gás liquefeito de petróleo). De acordo com a Transpetro, são bombeados por dia 28 milhões de litros de derivados de petróleo, com uma vazão média de 1,2 milhões de litros por hora, vindos da refinaria de Paulínia. O combustível abastece os terminais de armazenamento e distribuição de Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Senador Canedo (GO) e Brasília (DF). Inaugurado em 1996, para atender ao crescimento da região central do país, o Osbra permitiu a redução de custos no transporte de derivados.
Internet: (com adaptações). Acesso em 28/7/2010.
Considere que, ao longo da maior parte do oleoduto São Paulo-Brasília, a pressão seja p1 e a velocidade de escoamento do óleo seja v1. Considere, ainda, que, em determinado trecho, a tubulação sofra uma redução de diâmetro, a pressão passe a ser p2 e a velocidade de escoamento do óleo seja v2. Considere, também, que a tubulação se encontre na horizontal, a massa específica do óleo seja ρo e o escoamento, laminar. Despreze a viscosidade do fluido. Com base nessas informações, é correto afirmar que