Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200587630

Considere o excerto a seguir para responder a questão:“Conduzir tra...

📅 2024🏢 Avança SP🎯 FUNDHAS - SP📚 Língua Portuguesa
#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Avança SP no concurso para FUNDHAS - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200587630
Ano: 2024Banca: Avança SPOrganização: FUNDHAS - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia
Texto associado
Leia o texto para responder a questão.


Como tamanho e formato do crânio influenciam na longevidade de um cão


Cachorros são uma das espécies animais mais diversas do ponto de vista do fenótipo (ou seja, das características morfológicas, físicas e até comportamentais). Um dos aspectos que pode variar conforme a raça é a longevidade.

Pensando nisso, pesquisadores analisaram dados de milhares de cachorros do Reino Unido, com o objetivo de identificar as raças que geralmente estão associadas a um menor tempo de vida. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports, na última quintafeira (1º).

Para realizar esse estudo, os pesquisadores utilizaram dados de mais de 580 mil cães do Reino Unido, de 150 raças. As informações dizem respeito a raça, sexo, data de nascimento e data da morte (em cerca de 280 mil casos, os cachorros já haviam morrido).

Os animais foram classificados em raças puras ou mistas, seguindo as diretrizes da organização inglesa Kennel Club. Eles foram divididos de acordo com o tamanho (pequeno, médio ou grande) e o formato do crânio: braquicefálicos (com focinho achatado), mesocefálicos (com focinho médio) ou dolicocefálicos (com focinho longo).

Os cálculos feitos pelos pesquisadores indicam que cachorros dolicocefálicos pequenos têm expectativa de vida mais alta no Reino Unido: 13,3 anos, em média, para machos e fêmeas. É o caso, por exemplo, de Dachshund miniatura, Pastor-de-shetland e Whippet. Já os braquicefálicos de tamanho médio (como o buldogue inglês) têm menor expectativa de vida: 9,1 anos para machos e 9,6 anos para fêmeas. O artigo ainda destaca a média para outras raças comuns: Labrador (13,1 anos), Jack Russell Terrier (13,3 anos) e Cavalier King Charles Spaniel (11,8 anos). Além disso, no estudo, raças puras apresentaram expectativa de vida maior que as mistas: 12,7 anos para as puras e 12 anos para as mistas. Também foi observada uma diferença entre fêmeas (12,7 anos) e machos (12,4 anos).

Conduzir trabalhos científicos focados em cachorros é uma forma importante de aprimorar as discussões sobre a saúde e o bem-estar desses animais. No entanto, vale ressaltar que esses resultados são válidos no contexto do Reino Unido, como constatam os autores da pesquisa, em nota. Considerando que as raças de cachorros apresentam uma série de diferenças – quanto a morfologia, comportamento e longevidade, por exemplo –, é necessário que também sejam feitas outras pesquisas com amostras mais variadas.

Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologi a/noticia/2024/02/como-tamanho-e-formatodo-cranio-influenciam-na-longevidade-de-umcao.ghtml

 

Considere o excerto a seguir para responder a questão:



“Conduzir trabalhos científicos focados em cachorros é uma forma importante de aprimorar as discussões sobre a saúde e o bem-estar desses animais. No entanto, vale ressaltar que esses resultados são válidos no contexto do Reino Unido, como constatam os autores da pesquisa, em nota.”



As palavras “desses” e “no” são classificadas gramaticalmente como contrações. Isso porque cada uma delas envolve duas palavras contraídas em uma só forma. No primeiro caso, uma palavra de uma classe gramatical “X” é contraída com um pronome demonstrativo. No segundo caso, outra palavra da mesma classe gramatical “X” é contraída com um artigo definido. Essa classe gramatical denominada “X” é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200030619Língua Portuguesa

Em relação à tonicidade, as palavras “ávidos” e “ansiosos”, que ocorrem no texto, são classificadas respectivamente como:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941200666668Língua Portuguesa

No texto, observamos a presença do "travessão". De acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, qual é a função do travessão na pontuação de...

#Emprego do Travessão#Pontuação
Questão 457941201011899Língua Portuguesa

O autor inicia o texto utilizando a palavra “durante”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente sua classificação gramatical:

#Preposições#Adjetivos#Artigos#Interjeições#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941201096967Língua Portuguesa

Qual a figura de linguagem que aparece no final do segundo parágrafo?

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941201234765Língua Portuguesa

Analise as sentenças a seguir quanto ao emprego do vocábulo “a” em destaque e assinale a alternativa em que sua função é a de pronome demonstrativo.

#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Demonstrativos
Questão 457941201744097Língua Portuguesa

Dentre as palavras que ocorrem no excerto “[...] à descoberta final de que uma boa poltrona reclinável, se não é igual, é parecida.”, são adjetivos co...

#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre MorfologiaQuestões do Avança SP