No indivíduo idoso, as fraturas do esqueleto são, em sua grande mai...
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca NC-UFPR no concurso para HC-UFPR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fisioterapia e Reabilitação, especificamente sobre Fisioterapia em Ortopedia e Reumatologia, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
🏢 NC-UFPR🎯 HC-UFPR📚 Fisioterapia e Reabilitação
#Fisioterapia em Ortopedia e Reumatologia#Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia
No indivíduo idoso, as fraturas do esqueleto são, em sua grande maioria, decorrentes de quedas. As fraturas do fêmur constituem causa importante de morbidade e mortalidade, devido a complicações até 6 meses após a fratura. Sobre fraturas, considere as seguintes afirmativas:
1. O tratamento ortopédico, sendo conservador, restringe o idoso ao leito, com imobilização gessada ou tração esquelética, o que pode acarretar padrões assimétricos do movimento pós-imobilização e/ou falta de mobilidade do segmento. 2. Exercícios respiratórios, contrações isométricas de quadríceps, ísquios tibiais e glúteos são indicados precocemente no caso do tratamento com osteossíntese, evitando retrações de partes moles e complicações pulmonares, entre outras. 3. Em pacientes osteoporóticos, as fraturas vertebrais que ocorrem são geralmente sintomáticas, havendo dor espontânea aguda e perda de mobilidade do tronco. 4. Devido à osteopenia e à sarcopenia, as fraturas não consolidam com tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico o corretamente indicado. 5. Alterações proprioceptivas das plantas dos pés podem estar relacionadas a quedas de nível e fraturas.