Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200625446

A frase, retirada do texto, em que o termo destacado é predicativo ...

📅 2024🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de Descanso - SC📚 Língua Portuguesa
#Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Descanso - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200625446
Ano: 2024Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Descanso - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto | Sintaxe
Texto associado

O mistério dos pequenos pontos vermelhos no espaço que intriga os astrônomos


O poder do telescópio espacial James Webb foi colocado à prova recentemente, com resultados que intrigaram até mesmo os cientistas.


O telescópio detectou no espaço indícios de objetos que se formaram há 12 bilhões de anos — relativamente pouco depois do Big Bang, que teria ocorrido há 13,8 bilhões de anos.


Trata-se de objetos que nunca haviam sido detectados antes e que desafiam o que a ciência sabe sobre como se formam as galáxias.


Devido ao seu brilho no espectro vermelho dos instrumentos usados para observá-los, os astrônomos batizaram os objetos de "pequenos pontos vermelhos". Mas definir o que eles são está gerando um debate entre cientistas.


Eles parecem pequenas galáxias, com cerca de 3% do tamanho da Via Láctea — mas contendo bilhões de estrelas.


Também poderia se tratar de galáxias com grandes números de buracos negros, que é uma formação que nunca foi observada até hoje nas galáxias mais próximas que se tem conhecimento.


Tudo depende de como estes objetos astrofísicos estão sendo observados.


Alguns especialistas inclusive comparam a sua mudança de aparência com uma espécie de polvo que consegue mudar sua cor e forma para se camuflar.


Eles são "mestres do disfarce", diz o astrofísico Fabio Pacucci, do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.


Os pequenos pontos vermelhos "vêm de distâncias tão longínquas que chegam aqui muito fracos", explica à BBC News Mundo o astrônomo Mario Hamuy, professor da Universidade de Chile.


"Eles têm tamanhos típicos de 3 mil anos-luz de diâmetro, uns 3% do diâmetro da Via Láctea, por exemplo, e têm uma cor muito avermelhada, o que acontece porque a luz que eles emitem têm sido fortemente mudada pela presença de grãos de poeira ao seu redor."


Diferentemente dos telescópios de uso doméstico, os grandes telescópios como o James Webb podem captar a luz de objetos muito distantes no universo. Os sinais de energia que ele recebe podem ser captados em frequências distintas, que são analisadas em espectros.


Quando o James Webb focou nos pontos mais distantes do universo, ele se deparou com sinais dos "pequenos pontos vermelhos", que tinham características diferentes de objetos astrofísicos conhecidos anteriormente. Dependendo de como se enxerga no espectro, eles possuem características que dividem as opiniões dos cientistas.


"Todas as fontes de luz do universo mudam de aparência quando se as observa em distintas janelas do espectro eletromagnético. Da mesma forma que acontece quando se faz uma imagem com raio-X ou com luz da sua mão. No primeiro caso, você verá os ossos da mão, e no segundo verá a pele", explica Hamuy.


"Os pequenos pontos vermelhos não são uma exceção. Dependendo da janela do espectro que você usa, verá regiões internas distintas do objeto", diz.


Como outros objetos do começo do universo, estes pontos existiram há bilhões de anos. Telescópios como o James Webb detectam a luz que viajou desde então pelo

A frase, retirada do texto, em que o termo destacado é predicativo do sujeito         
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200614118Língua Portuguesa

“Beijou os olhos da amada.”. É correto afirmar que a classificação do sujeito é:

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201010369Língua Portuguesa

A partícula “que” destacada foi emprega como partícula expletiva ou de realce na seguinte alternativa:

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941201304411Língua Portuguesa

Na Semântica e Lexicologia, conceitos como sinonímia e antonímia são fundamentais para entender como palavras com significados idênticos ou opostos in...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201352616Língua Portuguesa

O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e "apresentar" o que tem feito p...

#Sintaxe
Questão 457941201996044Língua Portuguesa

Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR", a oração em destaque é classificada sintaticamente como:

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe
Questão 457941202022833Língua Portuguesa

Assinale abaixo a alternativa em que o uso da crase está INCORRETO.

#Uso da Crase

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do ObjetoQuestões do AMEOSC