Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200636453

Considere o trecho “Estava com as patinhas e a boca sujas de amarel...

📅 2024🏢 Instituto Consulplan🎯 Câmara de Itajubá - MG📚 Língua Portuguesa
#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Instituto Consulplan no concurso para Câmara de Itajubá - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Sintaxe, Concordância Verbal e Nominal.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200636453
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Câmara de Itajubá - MGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Sintaxe | Concordância Verbal e Nominal
Texto associado

Barata entende


    Nesta casa, quando vim para cá, havia muitas baratas. Grandes, lentas, parecidas umas com as outras. Eram vistas à noite saindo da cozinha e passavam por mim, muitas vezes, aos pares, como as mulheres amigas que passeiam conversando.

    Havia uma que não se juntava com as outras e era diferente. Um pouco mais clara, talvez. Mais alazã. Essa, quando eu estava escrevendo, se punha defronte, em cima da Antologia poética, de Vinicius de Moraes, e ficava me olhando. A princípio, a testemunha, a vigilância, sua simples presença me causava um certo desconforto. Depois, já não me fazia o menor mal. Ao contrário, quando parava para pensar, fitava-a e as ideias me vinham mais depressa.

    Uma noite, demorou a aparecer e, enquanto a esperei, confesso, não estivesse sossegado. Imaginei que lhe houvesse acontecido alguma coisa. Tivesse comido um pó errado. Encontrado uma dessas gatas lascivas, que matam as baratas aos pouquinhos, brincando com elas. Só sei que, quando levantei os olhos e a vi, outra vez, em cima da Antologia Poética, não contive o grito:

    — Onde é que você andava!?

    A barata desceu do livro e começou a caminhar, na direção do banheiro. Parou, na porta, e voltou-se para mim, como que pedindo que a seguisse. Não me custava nada. Era a primeira vez. No banheiro, no canto onde se guardavam as vassourinhas e o desentupidor, parou. Ficou parada. Com um ar de “olhe para isso”. Lá, havia um pó amarelo, que a cozinheira, sem me consultar e absolutamente certa de que estava prestando um grande serviço, comprara. Eu precisava fazer qualquer coisa para minha barata saber que não era eu, que não fora eu, que não seria eu, nunca…

    Abaixei-me e, quando ia começar a varrer o veneno, descobri que a pobrezinha, antes, tinha ido no pó. Estava com as patinhas e a boca sujas de amarelo. Além disso, já se punha mal nas pernas. Ia morrer, como de fato morreu, minutos depois, erguendo-se sobre o traseiro e caindo, pesadamente, de barriga para cima. Então, eu lhe gritei, com toda voz e toda inocência:

    — Olha, barata, não fui eu, não!

    No dia seguinte, porque as outras não me interessavam, ou temendo que viesse, um dia, a me interessar por outra, telefonei para Insetisan e pedi que mandassem dedetizar a casa.


(Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria. Pesquisa, organização e introdução de Guilherme Tauil, Todavia, 2021, pp. 391-392. Publicada originalmente em: O Jornal, de 10/11/1962.)

Considere o trecho “Estava com as patinhas e a boca sujas de amarelo.” (6º§), bem como as flexões nominais em suas reescritas a seguir. De modo a respeitar a conformidade textual com os parâmetros da gramática normativa quanto à concordância nominal, bem como a fidelidade com o sentido original do texto, pode-se afirmar que uma reescrita adequada da frase consta em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200394181Língua Portuguesa

Se um pé de romã fosse substituído por dois pés de romãs, a oração estaria de acordo com a norma padrão escrita se fosse reescrita assim: Perto da ent...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200830773Língua Portuguesa

O título do texto é “No lugar do outro”. Assinale a alternativa que se relaciona diretamente com o título.

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201235388Língua Portuguesa

O conto de Clarice Lispector narra o cotidiano da amizade entre dois amigos – as confidências, a partilha de ideias, a convivência entre os dois. Cons...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201682930Língua Portuguesa

Levando-se em consideração exclusivamente o que é expresso pelo texto, é correto afirmar que:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202053419Língua Portuguesa

O título pode se configurar como uma síntese precisa do texto e exerce uma função estratégica na articulação textual. Ele tem a função, também, de nom...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202065077Língua Portuguesa

A crase é a fusão de duas vogais idênticas. Podemos afirmar que a crase é facultativa em:

#Uso da Crase#Regras de Crase

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre SintaxeQuestões do Instituto Consulplan