Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200714832

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, 'embora precisem ...

📅 2022🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de Guarujá do Sul - SC📚 Língua Portuguesa
#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe#Orações Subordinadas Reduzidas

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Guarujá do Sul - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Orações Subordinadas Adjetivas, Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adverbiais, Sintaxe, Orações Subordinadas Reduzidas.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200714832
Ano: 2022Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Guarujá do Sul - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Orações Subordinadas Adjetivas | Orações Subordinadas Substantivas | Orações Subordinadas Adverbiais | Sintaxe | Orações Subordinadas Reduzidas
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Grande Barreira de Corais da Austrália sofre 'branqueamento massivo' 


Reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira de Corais da Austrália está sofrendo um "branqueamento massivo", devido às altas temperaturas do mar - alertou o órgão que administra a reserva marinha.

Uma inspeção aérea mostrou que esse fenômeno tem ocorrido em vários recifes, "confirmando um episódio massivo de branqueamento, o quarto desde 2016", anunciou a Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais. 

Os cientistas afirmam que a mudança climática e o consequente aquecimento dos oceanos estão entre as principais causas do branqueamento dos corais, que acontece quando esses organismos, submetidos ao estresse térmico, expulsam as algas que vivem em seus tecidos e dão a eles suas cores brilhantes.

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas, disse este órgão. 

"Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global e a severidade do branqueamento de coral no Parque Marinho", afirmou.

Lar de cerca de 1.500 espécies de peixes e 4.000 tipos de moluscos, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior sistema de recifes do mundo, com uma extensão de mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália.

Esta notícia surge quatro dias depois do início de uma missão da Unesco para determinar se este ecossistema listado como Patrimônio da Humanidade está sendo suficientemente protegido pelo governo australiano da mudança climática.

Este relatório deve servir ao Comitê do Patrimônio Mundial para decidir, em junho, se deve colocar este ecossistema na lista de lugares "ameaçados".

De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, Amanda McKenzie, os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes no ano passado. Para ela, a única maneira de enfrentar o problema é combater a mudança climática.

Um aumento médio de +1,5°C acima dos níveis pré-industriais deixaria mais de 99% dos recifes de coral do mundo sem condições de se recuperarem das ondas de calor marinhas cada vez mais frequentes, como advertiu um grupo de pesquisadores, no mês passado, no periódico PLOS Climate.


(Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/grande-barreira-de-corais-da-austr%C3%A1lia-sofre-branqueamento-massivo/arAAVu8F6?ocid=winp1taskbar. Adaptado.)

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, 'embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas'.

O termo destacado é uma oração subordinada:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200235398Língua Portuguesa

Saladino viajou por vários cantos do planeta para 'conhecer' comunidades. O verbo em destaque encontra-se conjugado no:

#Morfologia Verbal#Classificação Verbal#Formas Nominais do Verbo#Emprego do Infinitivo
Questão 457941200475837Língua Portuguesa

"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz." Assinale a opção CORRETA:

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941200595406Língua Portuguesa

Em " O velho mestre PEDIU a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse ", a forma verbal PEDIR é, no contexto em q...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941201243138Língua Portuguesa

Em busca de indícios de suas ideias peculiares - como a de que a cultura egípcia se originou na Península de Yucatán, no México -, o explorador August...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201444845Língua Portuguesa

Analise as afirmativas abaixo de acordo com as ideias do Texto e assinale a alternativa correta: I. O único meio eficaz através do qual os países euro...

#Análise Textual
Questão 457941201975965Língua Portuguesa

Se você tiver artrite, as suas juntas irão doer. Se uma abelha picar a sua mão, ela irá inchar e ficar rígida. Todas estas são manifestações de inflam...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Orações Subordinadas AdjetivasQuestões do AMEOSC