Uma senha boa, bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descobe...
🏢 OBJETIVA🎯 SAMAE de Caxias do Sul - RS📚 Informática Básica
#Ferramentas de Segurança#Segurança da Informação
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca OBJETIVA no concurso para SAMAE de Caxias do Sul - RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Informática Básica, especificamente sobre Ferramentas de Segurança, Segurança da Informação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.
Uma senha boa, bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descoberta (forte) e fácil de ser lembrada. Não convém que o usuário crie uma senha forte se, quando for usá-la, não conseguir recordá-la. Também não convém que o usuário crie uma senha fácil de ser lembrada se ela puder ser facilmente descoberta por um atacante. Com base nisso, o usuário deve usar os seguintes elementos na elaboração de suas senhas:
I - Números aleatórios: quanto mais ao acaso forem os números usados melhor, principalmente em sistemas que aceitem exclusivamente caracteres numéricos.
II - Grande quantidade de caracteres: quanto mais longa for a senha mais difícil será descobri-la. Apesar de senhas longas parecerem, a princípio, difíceis de serem digitadas, com o uso frequente elas acabam sendo digitadas facilmente.
III - Diferentes tipos de caracteres: quanto mais “bagunçada” for a senha mais difícil será descobri-la. Deve-se procurar misturar caracteres, como números, sinais de pontuação e letras maiúsculas e minúsculas. O uso de sinais de pontuação pode dificultar bastante que a senha seja descoberta, sem necessariamente torná-la difícil de ser lembrada.