Entre as análises abaixo, acerca do texto, I. Caso trocássemos o ve...
🏢 COPEVE-UFAL🎯 UNEAL📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Uso dos Conectivos#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal#Sintaxe#Formas Nominais do Verbo
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca COPEVE-UFAL no concurso para UNEAL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Uso dos Conectivos, Flexão de Tempo Verbal, Flexão de Modo Verbal, Sintaxe, Formas Nominais do Verbo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
XI Aquela senhora tem um piano Que é agradável, mas não é o correr dos rios Nem o murmúrio que as árvores fazem... Para que é preciso ter um piano? O melhor é ter ouvidos E amar a Natureza.
PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos. Poemas completos de Alberto Caeiro. In:GALHOZ, Maria Aliete. Fernando Pessoa: obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999. p. 213 (Fragmento).
Entre as análises abaixo, acerca do texto,
I. Caso trocássemos o verbo “fazer” (3º verso, 1ª estrofe) para o pretérito perfeito do indicativo composto (Nem o murmúrio que as árvores têm feito), haveria mudança de sentido, uma vez que expressa uma ação habitual, que se repete.
II. A forma nominal que aparece no 2º verso da 1ª estrofe (“o correr”) é infinitivo impessoal, equivale a um substantivo (corrida).
III. Há, no poema, três formas nominais no infinitivo (correr, ter e amar); entretanto, duas delas equivalem a substantivo.
IV. No verso “Aquela senhora tem um piano”, o verbo “ter” ficaria no futuro do pretérito do indicativo, se o fato fosse uma suposição ou hipótese (Aquela mulherteriaum piano).
V. No 2º verso (1ª estrofe), aparecem dois conectores, os quais servem de elementos articuladores entre as orações. Um deles, expressa ideia de adversidade, oposição.