///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca VUNESP no concurso para Câmara de Alumínio - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Na última vez em que fui a Sabará, poderia ter atravessado o Rio das Velhas a vau, apenas arregaçando as calças. Portanto, não fazia sentido a grande âncora que vi em um museu local. Mas matei a charada. Garimpando as imagens da internet, achei duas fotos de navios a vapor que, saindo de Petrolina, iam até Sabará, subindo o Rio das Velhas.
A charada era outra: por que sumiram as águas desse rio? E também as do São Francisco, do Doce e de outros? A resposta é simples: cortaram-se as florestas!
Pensemos no círculo virtuoso da água. A chuva cai. Parte é retida nas árvores. O resto atinge o solo e é absorvido. Cria- -se uma gigantesca caixa d’água debaixo das florestas. Mas essa caixa vaza, lentamente, abastecendo os lençóis freáticos. Em algum lugar, esses lençóis viram nascentes que, ao longo do ano, fluem para os rios. Nesse ciclo, mesmo durante a seca, os rios são abastecidos. Nas chuvas e tempestades, as florestas guardam também o excesso de água.
Porém, quando as árvores são cortadas, os lençóis freáticos secam, ou quase. Resultado: mais secas, temperaturas elevadas e solos deteriorados. Alguns lugares viram desertos. Mas, se forem plantadas e cuidadas, as árvores voltam a fazer o seu serviço. Sebastião Salgado deparou-se com a fazenda da família, totalmente degradada. Inconformado, plantou árvores, reproduzindo a floresta que existia antes. Como mágica, reapareceram 1500 nascentes.
Tudo indica que, nos próximos anos, a crise da água será um dos problemas mais dramáticos do globo. Já hoje, da ordem de 30 países podem entrar em guerra por disputas na apropriação da água. No Mediterrâneo e no norte da África, a situação é dramática. O Brasil, até agora poupado, está também na iminência de uma crise séria de água, causada pela destruição das florestas.
(Claudio de Moura Castro. Disponível em: https://www.estadao.com.br/ opiniao/claudio-de-moura-castro/procuram-se-fabricantes-de-nascentes/. Acesso em 09.07.2024. Adaptado)
A ideia expressa pelo vocábulo destacado, no contexto em que foi empregado, está corretamente indicada entre colchetes em: