O ser humano, por sua natureza, é social, e a sua existência, ou sobrevivência, depende inteiramente de suas interações em grupos. Um grupo é formado por um conjunto de pessoas, uma comunidade é composta por vários grupos e a sociedade surge da interação dessas comunidades. A importância do conhecimento e da aplicação da psicologia grupal advém do fato de que a maior parte da vida de um indivíduo é passada convivendo e interagindo com diversos grupos. Sobre algumas das condições básicas mínimas para um grupo ser caracterizado, seja ele de natureza operativa ou terapêutica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Um grupo não se resume à simples soma de indivíduos; ao contrário, ele se configura como uma entidade nova, tendo suas próprias leis e mecanismos específicos.
( ) Dentro de todo grupo, estão constantemente em ação duas forças contraditórias: uma que busca a coesão e outra que promove a desintegração.
( ) Um grupo se estabelece como uma entidade distinta, com uma identidade grupal própria e autêntica; para tal, é crucial que as identidades individuais dos seus membros sejam suprimidas.