Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200798893

Minha família vem da Sicília e eu sabia que as frutas cítricas impa...

📅 2023🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de São José do Cedro - SC📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal#Flexão de Número Verbal

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de São José do Cedro - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Flexão de Tempo Verbal, Flexão de Modo Verbal, Flexão de Número Verbal.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200798893
Ano: 2023Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de São José do Cedro - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia Verbal | Flexão de Tempo Verbal | Flexão de Modo Verbal | Flexão de Número Verbal
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que alguns vegetais correm risco de extinção 


Muitos dos alimentos são objeto da invenção, imaginação e sabedoria de centenas de gerações de agricultores e cozinheiros.


Isto é: nossos ancestrais melhoraram, adaptaram e tornaram comestíveis alguns frutos da terra ao longo de milhares de anos. Mas, em nossos tempos, essa rica diversidade está se perdendo rapidamente.

Saladino viajou para vários cantos do planeta para conhecer comunidades que cultivam e preparam alimentos tão únicos e ameaçados quanto seus estilos de vida. O jornalista alerta para "a imensidão do que estamos perdendo" e afirma que o nosso atual sistema de produção alimentar altamente intensivo "contribui para a destruição do planeta". 

Dan Saladino conversou com a BBC News Mundo. Na entrevista, ele defendeu que os alimentos ameaçados compõem um verdadeiro tesouro, alertou para os riscos de um mundo cada vez mais uniforme e deu sugestões do que fazer para combater a perda da diversidade.

O primeiro programa que fiz me levou para a Sicília. Fui lá esperando contar a colheita de cítricos em tom de festa. Minha família vem da Sicília e eu sabia que as frutas cítricas impactavam a cultura, a paisagem e a identidade da ilha por milhares de anos.

Mas, ao conversar com produtores das típicas laranjas da Sicília, eles me disseram que colhiam sua última safra, porque com a demanda por variedades importadas, os pequenos agricultores não podiam mais continuar.


Uma imagem comovente é aquela contada por Cary Fowler, o cientista que teve a ideia de criar o banco de sementes diversificado de Svalbard, no Ártico da Noruega. Ele disse que muitos visitantes do banco de sementes saem chorando e dizendo que "as sementes são resultado do trabalho de meus ancestrais e também de seus ancestrais".


Quaisquer que sejam os ingredientes que você use, gostaria de convidá-lo a parar por um momento e pensar que há uma história por trás desse ingrediente, uma história de milhares e milhares de anos de agricultores que adaptaram o cultivo para que ele chegasse ao seu prato. Conhecer essa história é importante.


Também os convidaria a comprar outra variedade deste ingrediente, com visual e sabor diferentes, em uma próxima oportunidade. E convido todos também a estabelecer contato com quem produz seus alimentos.


Um agricultor chinês de setenta anos cultiva uma variedade ameaçada de arroz vermelho. Quando perguntei como ele conseguia vender o produto, ele pegou o celular e me mostrou como se comunicava com os consumidores em Pequim por meio do Wechat, que é como o WhatsApp na China. Com a tecnologia moderna, é possível conectar-se com as pessoas que cultivam nossos alimentos e incentivá-las a fornecer mais diversidade no futuro.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd1065ryqn9o. Adaptado. 

Minha família vem da Sicília e eu sabia que as frutas cítricas impactavam a cultura.

Conjugando os verbos da frase no pretérito mais que perfeito do indicativo, tem-se: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200229192Língua Portuguesa

Com base na estrutura coesiva do texto, assinale a alternativa INCORRETA:

#Análise Sintática#Advérbios#Pontuação#Análise Textual#Sintaxe#Emprego da Vírgula#Termos Essenciais da Oração#Estrutura Textual#Morfologia#Conjunções
Questão 457941200438579Língua Portuguesa

Na frase: "O coração de um amigo é um BOMBARDEIO de sentimentos bons", a palavra BOMBARDEIO obedece ao processo de formação por derivação:

#Formação das Palavras#Morfologia
Questão 457941200608796Língua Portuguesa

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a Lei nº 9.394/1996, que regulamenta o sistema educacional brasileiro. A LDB é a mais ____ le...

#Análise Textual
Questão 457941201188269Língua Portuguesa

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é cora...

#Análise Sintática#Termos Essenciais da Oração#Sintaxe#Vocativo e Termos Acessórios da Oração
Questão 457941201190298Língua Portuguesa

Na frase "Amar é mostrar que você tem um mundo pretérito às afinidades momentâneas de casal", o uso da crase é:

#Uso da Crase#Regras de Crase
Questão 457941202070718Língua Portuguesa

Marque a alternativa cujas palavras são TODAS invariáveis.

#Conjunções#Preposições#Adjetivos#Substantivos#Artigos#Advérbios#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia VerbalQuestões do AMEOSC